A Fibra Marítima do Google (Brasil => EUA)

Postado em 13/out/2014 em GPON Tecnologias

Fibra_Google_entelcoA América Latina tem hoje um número maior de pessoas online do que offline dos quase 300 milhões de usuários de internet. A região é um dos locais do mundo em que o crescimento da população conectada se dá mais rápido. À medida em que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil. Por essa razão, a rede Google anunciou nesta última quinta-feira (9) a construção de um cabo submarino de fibra óptica que irá conectar os Estados Unidos à América do Sul, entre Boca Raton (FL) e Santos (SP), passando por Fortaleza (CE).

A extensão desta rede tem mais de 10.000 quilômetros, o novo cabo conectará a Flórida, Estados Unidos, a duas grandes cidades na costa do Brasil. Esse novo cabo contribuirá significativamente com o crescimento econômico da região ao aumentar a capacidade existente. O sistema será construído e operado por um consórcio multinacional de empresas de tecnologia e telecomunicação formado por Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e Google.. A região é um dos locais do mundo em que o crescimento da população conectada se dá mais rápido. À medida em que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil.

A internet e outros tipos de redes que permitem comunicações internacionais dependem de cabos submarinos para poder conectar os continentes. Todo ano, o Google faz grandes investimentos nos equipamentos necessários para oferecer os serviços. Um estudo recente , mostra que as empresas de tecnologia digital, como o Google, investiram 100 bilhões de dólares na estrutura física que dá suporte à internet nos últimos três anos. O primeiro investimento foi em 2008 no cabo UNITY, entre os Estados Unidos e o Japão. Em 2011, investimos em um sistema chamado SJC (South-East Asia Japan Cable) para estender o alcance do UNITY até Hong Kong e Cingapura. Em agosto deste ano, foi anunciado o FASTER, um sistema conectando os EUA ao Japão. Hoje, o novo cabo se torna o primeiro investimento na América Latina.
Um novo cabo submarino internacional é um grande empreendimento, com um custo de dezenas de milhões de dólares para construir e, depois, para manter durante sua vida útil. O Google está animado em poder lançar e operar este cabo com empresas afins para servir os mercados emergentes da América Latina.

A ENTELCO está oferecendo cursos em Fibra Óptica de tecnologias GPON em FTTx  tanto no formato presencial quanto no formato On-Line é destinado á profissionais da área de Suporte , Consultores e Analistas em Redes de Computadores, engenheiros, estudantes e profissionais da área de em T.I..

Nosso objetivo é capacitar profissionais para analisar e planejar aplicações nas redes de trabalho baseados nas tecnologias PON, GPON e FTTx, determinar pontos de falha e implementar infra-estrutura.

O treinamento visa:

Infraestrutura de uma Rede de Telecomunicações: Cabeamento, transmissão, topologias, RF e Fibra. Conceitos de Redes FTTx: FTTH, FTTB, FTTC, FTTT e arquiteturas. Componentes ópticos: Cabos, Conectores, Conversores e Moduladores. Introdução a Tecnologia: PON (APON / BPON,EPON, WDM PON). Projeto das Redes: Custo, apresentação e aplicações.

A ENTELCO conta com 3 profissionais especializados em tecnologias GPON & FTTx, o Eng. Cláudio Fernandes, o especialista em engenharia de telecomunicações Eng. Rogério Barion e o especialista Anderson Quintela.

A Programação do curso pode ser acessada pelo link, assim como as inscrições. A ENTELCO oferece diversas formas de pagamento que poderá ser em até 10 vezes sem juros.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Google