Calculo de IPv4 – Diferenciado e Inovador

Postado em 19/jun/2023 em Redes

Como fazer Cálculo de IPv4 de maneira Simples e Rápida?

No dia a dia não temos facilmente em mente qual é o endereço IP final de uma subrede e muito menos como funciona o cálculo de IPv4.

Sendo assim, vou explicar uma maneira prática, diferente e rápida de calcular qualquer endereço IPv4 e suas subredes a partir de um dimensionamento correto.

Em via de regra, se fala muito em VLSM (Variable Length Subnet Masking), mas de fato, o que é mais complicado é definir quais são os valores e limites das subredes.

Para VLSM fazemos a distribuição de uma grande rede em pequenas subredes.

Em suma, é necessário calcular uma rede antes de fazer sua distribuição, caso contrário, a rede provavelmente trará problemas no futuro.

Assista na íntegra:

A lógica do cálculo de IPv4 e sub-redes

Os cálculos vão muito além deste exemplo simples que vou dar, pois temos algumas formas, equações e formato de cálculos para chegarmos a estes entendimentos.

Portanto, não é com um simples artigo que faremos todo este aprendizado.

Esta prática é muito comum em redes roteadas, onde temos roteadores que podem se comunicar apenas, um com o outro, sendo, dois equipamentos em cada enlace.

Neste caso, a sub-rede será 192.168.0.0/30, com faixa de IPs de 192.168.0.0 até 192.168.0.3.

O objetivo desta separação lógica, é fazer com que, os endereços IPs se comuniquem de forma objetiva, tendo parâmetros baseados em tabelas, sejam pela ARP ou pela tabela MAC.

Mas, sem complicar mais este exemplo, como no último caso, teremos 4 endereços IPs, porém, nos equipamentos, eu poderia utilizar apenas o endereço IP 192.168.0.1 e o IP 192.168.0.2.

O IP address, 192.168.0.0, representa o endereço desta sub-rede, sendo representado por número de bits como /30, ou seja, 30 bits desta rede, estão definindo esta faixa de endereços, conhecida como range.

Neste momento, teremos como utilizar 2 endereços, dos 4 disponíveis a este sub-rede.

Se calcularmos a próxima sub-rede, então encontraremos:

192.168.0.4/30, sendo a segunda sub-rede, pertencente a rede global 192.168.0.0/24, pois a faixa de IPs será de 192.168.0.4 a 192.168.0.7, onde, os IPs 192.168.5 e 192.168.6, poderão ser utilizados em equipamentos.

Ainda é possível, segmentar estas sub-redes de formas variáveis, tal como, ter redes de tamanhos diferentes dentro da mesma rede global.

Onde Aplicar o cálculo?

A partir desta segmentação, podemos ainda fazer diversas aplicações, mas este assunto precisa ser abordado com bastante cuidado para que não seja planejada uma rede de forma errada e confusa.

Podemos utilizar esta técnica em qualquer fabricante de equipamento que seja um roteador, tal como MikroTik, Ubiquiti, Cisco, entre outros.

Sempre que houver necessiade de uma rede segmentada, roteada ou classificada de forma sumarizada, entramos em assuntos de roteamento.

O assunto roteamento é muito amplo e podemos ver em vários módulos de cursos que abordaremos este tema.

Como aprender o cálculo em profundidade  ?

A ENTELCO Telecom, oferece Cursos para diversos fabricantes, no entanto, a partir dos cursos básicos já é necessário entrarmos nesta temática do calculo e planejamento de uma rede.

Particularmente, eu classifico a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto.

O meio mais indicado é oferecido por instituições como a ENTELCO através de profissionais qualificados.

Desta forma, o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

Sendo assim, eu convido a todos que necessitarem deste embasamento didático sobre este tópico, a participarem de nossos treinamentos, seja oficial ou não, presencial ou EaD.

Assim você poderá aprender a fundo todos estes conceitos e formas de planejamento de sua rede.

Junte-se a nós

Cursos ENTELCO TELECOM

Um Forte Abraço,

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM