CSS326 MikroTik – 43 Gbps de throughput

Postado em 07/jun/2017 em MikroTik

CSS326 MikroTik – 43 Gbps de throughput

A nova Cloud Smart Switch CSS326 é um modelo de equipamento inovador e com alta capacidade da MikroTik e acaba de ser lançada no mercado corporativo.

Diversas vezes me deparei com alguns comentários sobre equipamentos MikroTik não atingirem a velocidade proposta. No entanto, a maioria deles estão equivocados ou foram mal interpretados.

A MikroTik possui uma linha interessante de equipamentos, assim como esta linha de Switches. A linha Smart oferece o SwOS que tem a função apenas de Switch, não requerendo assim, recursos complexos do equipamento.

A linha Cloud Smart Switch, trata de equipamentos que podem ser utilizados como um Switch exclusivamente, onde, podem aumentar o desempenho das funções que são designadas a ele.

A série é conhecida como “família CSS” e lança o seu primeiro modelo, a CSS326-24G-2S+RM.

A maioria dos modelos dispõem do recurso mais cobiçado para os racks que é a modalidade Switch, ou seja, interfaces extras para gerência, administração, isolamento, tratamento, entre outros recursos que os profissionais de T.I. buscam.

Neste mercado que envolve o fabricante e a exigência do usuário final, e em projetos de derivação, onde são necessários roteadores profissionais como routerOS, há uma dificuldade muito grande para ramificar as redes.

Isto trás a necessidade da aquisição de equipamentos Switch, onde são feitas as distribuições de toda a rede, e, principalmente, utilizando marcas famosas como HP, CISCO, entre outras conhecidas neste mercado.

Agora, a MikroTik decidiu entrar de vez nesta linha Switching, mas com uma enorme vantagem, o SwOS, ou seja, será um hardware com menor custo, mas com maior capacidade de transporte em Camada 2, além dos recursos de Switching para a camada 3.

CSS326-24G-2S+RM

CSS326-24G-2S+RM

Assim como já publicamos um comparativo no post Switch MikroTik versus Roteador, fizemos um teste mostrando a elevação de desempenho em relação a CPU (processamento) do equipamento, agora estou mostrando outras vantagens em relação ao desempenho e velocidade deste equipamento.

Como se deve realmente usar um CSS MikroTik ?

Explicando de maneira mais técnica, um Switch MikroTik de camada 3 pode ser totalmente funcional, assim como os roteadores, porém, vale lembrar que existe uma diferença entre recursos, consumo e o seu desempenho.

Para isto, é necessário conhecer um pouco mais sobre as arquiteturas TCP/IP, onde tratamos de serviços e é da poderosa família RouterOS.

Todas as opções de configuração do Switch MikroTik estão disponíveis em um menu especial “Switch”. Mas, se necessário, as portas podem ser removidas da camada principal e utilizadas apenas para fins de encaminhamento de pacote (camada 2).

No caso da CSS o acesso é único e exclusivo para o formato de Switch, ou seja, não faz roteamento. Deixando assim, uma dedicação da aplicação totalmente específica para tratamento de funções relacionadas a estes recursos.

CSS326-24G-2S+RM

CSS326-24G-2S+RM

 

É muito importante ressaltar, que também é possível em modo Switch MikroTik, isolar portas, sem mesmo usar VLAN, mas em outra camada.

Além de que, também é possível criar as LANs virtuais (VLAN) mesmo neste modo de operação.

A grande questão, é se aprofundar em conhecimento da arquitetura TCP/IP e para isto, a ENTELCO oferece diversos cursos, onde é possível entender e aprender as funções, tanto do modo roteador, quanto Switch.

Onde aprender a configurar um equipamento MikroTik

Vários destes tópicos são abordados em treinamentos de MikroTik, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM.
Eu sempre falo que estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresários e provedores de internet WISP.

O conhecimento é fundamental para um provedor ou empresa de integração na área de Telecomunicações ter um bom resultado com seus serviços e produtos.

Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados.

Assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS MikroTik, a ENTELCO Telecom, oferece cursos para o sistema operacional MikroTik.

Os cursos podem ser acessados pelo link:

Curso MikroTik Network Associate em formato Presencial.

Curso EaD Básico/Intermediário MikroTik em formato Telepresencial (ao vivo).

………..inscreva-se Já !

Eu considero a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados.

Isto é algo muito importante, onde, o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

Os cursos podem ser feitos, tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas), quanto no Telepresencial on-line.

Neste formato, o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais.

Um grande Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM