Switch MikroTik versus Roteador

Postado em 21/jul/2015 em MikroTik

Você sabe a diferença entre usar um Switch MikroTik e um roteador ?

Atualmente, a MikroTik possui uma linha interessante de  Cloud Router Switch, ou seja, são equipamentos que podem ser utilizados como um simples Switch ou como um roteador repleto de recursos e funções. A série de routerboard MikroTik  é conhecida como família CRS. Os modelos dispõem do recurso mais cobiçado para os racks, que é a modalidade Switch, ou seja, interfaces extras para gerencia, administração, isolamento, tratamento, entre outros recursos que os profissionais de T.I. buscam. Atualmente, neste mercado que envolve o fabricante, em projetos de derivação, onde são necessários roteadores profissionais como routerOS, tem uma dificuldade para ramificar as redes, sendo necessário, a aquisição de equipamentos Switch, onde são feitas as distribuições de toda a rede, e principalmente utilizando marcas famosas como HP, CISCO, entre outras conhecidas neste mercado. Mas agora a MikroTik decidiu entrar de vez nesta linha Switching, mas com uma enorme vantagem, o routerOS, ou seja, será o mesmo roteador de sempre, porém com todas as funcionalidades do sistema operacional.

Switch MikroTik

CRS 125

Você sabe a diferença entre usar um Switch MikroTik e um roteador ?

Expondo de uma maneira  mais técnica, um Switch MikroTik de camada e ou de 3 pode ser totalmente funcional, assim como os roteadores, porém, vale lembrar que existe uma diferença entre recursos, consumo destes recursos e o seu desempenho, Para isto é necessário se conhecer um pouco mais sobre as arquiteturas TCP/IP, onde tratamos de serviços e é da poderosa família RouterOS. Todas as opções de configuração do switch  estão disponíveis em um menu especial Switch, mas se necessário, as portas podem ser removidas da camada principal e utilizadas apenas para fins de encaminhamento de pacote (camada 2).

Veja na imagem abaixo, uma representação básica de consumo de processador, quando se utiliza o mesmo equipamento em modo Roteador (Bridge) e depois em modo Switch(ChipSet/Hardware).

Switch MikroTik

CPU Switch RouterOS 2

Estes testes foram executados apenas como transporte, ou seja, em cada 2. No momento da transição, é possível perceber a queda do consumo de processamento, pois a partir deste momento, começou a se utilizar recursos de CPU (Hardware) e não mais do sistema operacional, o routerOS. Fica também uma limitação de recursos, onde, se o objetivo é apenas transportar (Switch), realmente não é necessário utilizar o lado roteador (routerOS). Portanto, o desempenho aumenta, se o quesito é apenas transportar.

Outro detalhe importante, é que também é possível em modo Switch MikroTik, se isolar as portas, sem mesmo usar VLAN. Além do que também é possível criar as LANs virtuais (VLAN) mesmo neste modo.

A grande questão, é se aprofundar em conhecimento da arquitetura TCP/IP e para isto, a ENTELCO oferece diversos cursos, onde é possível entender e aprender as funções tanto do modo roteador, quanto Switch.

Onde aprender a configurar as duas formas ?

Estes tópicos são abordados em treinamentos de MikroTik, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM. Segundo engenheiro e especialista em engenharia de Telecomunicações Rogério Barion, estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresários e provedores de internet WISP. Rogério diz que são conhecimento fundamentais para um provedor ou empresa de integração na área de Telecomunicações ter um bom resultados com seus serviços e produtos. Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados, assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS destes modelos de RB´s, a ENTELCO Telecom, oferece Cursos para o sistema operacional MikroTik. Os cursos podem ser acessados pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/41 em formato EaD, e para formato presencial pode ser visto para inscrições, pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/17  . Um dos nossos instrutores certificados, o engenheiro Rogério Barion, classifica a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo. Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais. é Possível também adquirir os livros da série MikroTik routerOS que podem ser encontrados no link http://produtos.entelco.com.br/,