airFiber X – 3, 4 e 11 GHz, até 4,8 Gbps

Postado em 11/abr/2016 em Sem-Categoria

airFiber X – A evolução

A nova linha de equipamentos airFiber X proporciona desempenho e altíssima velocidade, no entanto, a grande novidade é a nova faixa de frequência que pode trabalhar em 3, 4 ou 11 GHz além das frequências comuns de 2.4 e 5 GHz..

O desempenho deste equipamento pode chegar até 500 Mbps ou até 4,8 Gbps (agregados),  de rádios transmissores em Frequências não licenciadas,  sendo, com grande eficiência. Atualmente a linha airFiber é utilizada em milhares de estações base no mundo todo e agora podemos ter acesso aos modelos mais convencionais com recursos extremamente qualificados de última geração.

A grande novidade está relacionada as novas faixas de frequência, que são bem mais flexíveis e livre de interferência em sua maioria.

Além das novas frequências, ainda é possível utilizar a Agregação de Rádios, ou seja, é possível ter conectado a uma única antena, até 4 rádios.

Modelos de airFiber X

Os modelos da airFiber X podem variar entre 2 e 11 GHz.

Frequência 2.4 GHz 3 GHz 4 GHz 5 GHz 11 GHz
Throughput Até 500 Mbps Até 500 Mbps Até 500 Mbps Até 500 Mbps Até 1.2 Gbps
Distância Até 200 Km Até 200 Km Até 200 Km Até 200 Km Até 150 Km
airFiber NxN

airFiber X e Antena 8×8

airFiber X usando Agregação de Rádios

O que era praticamente impossível com rádios de pequeno porte, agora é totalmente acessível ao mercado nacional e provedores via Rádio. A agregação de Rádios dependerá da antena, permitir a operação em 4×4 ou 8×8, ou seja, dois rádios, ou quatro rádios.

airFiber X

airFiber X e NxN

 

 Agregação de dados no airFiber X e airFiber NxN (LACP)

É possível somarmos as velocidades entre os rádios, atingindo assim, 4,8 Gbps no total de transmissão. Este técnica tem uma sigla, LACP, que significa “Link Aggregation Control Protocol” ou seja, protocolo de controle de agregação de Links.

airFiber NxN

airFiber NxN link LACP

Contingência de Links com airFiber X e airFiber NxN

Este produto pode ser utilizado em complemento ao NxN como um acesso contingente, ou seja, operar com 2 rádios e se eles pararem de operar, os outros 2 rádios assumem a transmissão automaticamente.

airFiber NxN

airFiber NxN link off

É em transmissões de vídeos ou de grandes velocidades, que percebemos as diferenças de qualidade do airFiber, ao transferir dados como por streaming, ou seja em tempo real e simultaneamente, o que é diferente das transmissões por demanda, como youtube e outros sites disponíveis.

A qualidade chega a ser 50% melhor na maioria dos casos, mas pode atingir uma melhora de 100% em situações em que o protocolo de imagem requer qualidade multimidia.

Como configurar um airFiber X

A ENTELCO TELECOM disponibiliza o curso Ubiquiti airMAX oficial, o UBWA – Ubiquiti Broadband Wireless Admin na versão 2.0,  com certificação técnica onde é possível aprender sobre airFiber.

Os cursos são oferecidos em todo o Brasil, iniciando em São Paulo Capital, Curitiba, Porto Alegre, Belém, São Luis, Recife, Salvador, Foz do Iguaçú e  Florianópolis entre outras cidades a serem divulgadas. Os interessados deverão se inscrever pelo link:

www.entelco.com.br/cursos/51/airFiber

Nestes cursos, é possível aprender sobre airFiber, eles são oferecidos na modalidade presencial e terão equipamentos em sala para aulas práticas e cálculos de links e células de distribuição para provedores de internet via Rádio e integradores.

O curso oferece ainda a prova de certificação Ubiquiti airMAX (UBWA), composta de questões técnicas voltadas ao conteúdo oficial elaborado pela própria Ubiquiti Networks.

As inscrições de qualquer um dos cursos, deverão ser feitas diretamente pelo site da ENTELCO.  As vagas são limitadas e controlada por cidades que serão oferecidas.

As inscrições são limitadas, clique neste link e inscreva-se já.

Até breve,

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM