O que é melhor, rede em Bridge ou Roteada ?

Postado em 27/maio/2015 em Ubiquiti

OSPF_UBNT_ENTELCOA maioria dos Provedores ISP via Rádio, questionam sobre a implementação de roteamento em suas redes, porém, é necessário avaliar uma série de pontos fundamentais.

1-Infraestrutura estável e confiável;

2-Gerência e administração adequadas;

3-Saber quando ocorre algum incidente na rede;

4-Documentação ou diagramação da rede;

 

1-Se sua rede não possui  uma estabilidade e não gera confiança em infraestrutura, seja em meio físico de radiofrequência ou mesmo óptico, não é aconselhável implementar roteamento, mas sim,  primeiramente, corrigir esta falhas ou erros,  para adequar este item á nova fase.

2-Após a infraestrutura ser ordenada, a próxima etapa é administrar a rede com um sistema amplo e com recursos para lhe dar uma visão global, ou seja, a macro visão de seu negócio, onde, será possível  identificar pontos desde administrativos até organização técnica de recursos, equipamentos ou até tráfego da rede.

3-Em casos de ocorrências na rede, é necessário saber onde e quando houve o incidente, assim teremos um mapa analítico de paradas ou de manutenções, sejam corretivas, preventivas ou proativas.

4-O controle e conhecimento amplo de uma rede, depende de sua documentação, a ponto de um sistema ou aplicação, identificar onde está cada ativo, quantas horas aquele elemento da rede proporcionou paradas, falhas, quedas ou variações.

Diante deste 4 itens fundamentais e indicadores de que sua rede apresenta uma boa organização, então, poderemos iniciar a implementação de recursos avançados de roteamento, onde, teremos uma evolução no desempenho da rede e alternativas de rotas, de forma contingente ou até mesmo redundante.

Mas mesmo que uma rede em Bridge apresente os mesmo segmentos destes 4 itens, ainda é possível manter o perfil da rede em Bridge com qualidade e as métricas parecidas com alternativas de caminhos multi-percursos ou LACP para alguns casos, mas dependerá do conhecimento de quem projetou a rede, gerando um pouco mais de trabalho.

Atualmente,  linha de equipamentos EdgeMAX, possui recursos para este tipo de aplicações onde as  estatísticas elevadíssimas em relação  a desempenho de alto nível são registradas e perceptíveis. Os roteadores desta linha estão sendo utilizados em redes com os protocolos OSPF e BGP e os número são realmente interessantes. O alto desempenho do equipamento EdgeRouter PRO pode atender redes com tráfego até 2 milhões de pacotes por segundo. Seu Uptime é de 99,9%. A conexão Ethernet é de 1 Gbps por interface e possuem 2 slots SFP (Mini Gbic), que por Fibra óptica aumenta significativamente a capacidade de longo alcance de até 20 Km na maioria do módulos tranceiver. O chassi (gabinete), pode ser montado em Rack de padrão 19 polegadas ocupando apenas 1 U.

A interface gráfica UI facilita muito a configuração de diversos recursos, mas o acesso ao CLI também é simples e intuitivo.

ENTELCO Edger Router Web

Edge Router Lite: até 1 milhão de pacotes por segundo – 3 interfaces (portas) GigaEthernet;

EdgeRouter lite ENTELCO

Edge Router PoE: até 1 milhão de pacotes por segundo – 5 interfaces (portas) GigaEthernet;

Edgerouter PoE ENTELCO

Edge Router 8: até 2 milhões de pacotes por segundo – 8 interfaces (portas) GigaEthernet;

EdgeRouter 8 ENTELCO

Edge Router PRO: até 2 milhões de pacotes por segundo – 8 interfaces (portas) GigaEthernet – 2 slots SFP (Fibra 1.25 Gbps)

Edgerouter 8 ENTELCO

A ENTELCO Telecom, oferece Cursos para toda a linha EdgeRouter (EdgeMAX) Ubiquiti e é a única empresa no Brasil a oferecer atualmente o curso OFICIAL desta linha. O curso de certificação OFICIAL UBRSS, Ubiquiti Broadband Routing and Switching Specialist, pode ser acessado pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/?id=57  . Um dos nossos instrutores certificados, o engenheiro Rogério Barion, junto do especialista Edgar Yukio, que formam parte da equipe de roteamento da ENTELCO,  classificam a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM