Wi-Fi Livre na cidade de São Paulo.

Postado em 26/jan/2014 em Provedores Ubiquiti Wireless

O programa de Wi-Fi Livre da Prefeitura de São Paulo começou de fato nesta sexta-feira, 24, com o lançamento do serviço no Pátio do Colégio e na Praça Dilva Gomes, ambiente da Cohab 1, em Artur Alvim, Zona Leste da cidade. Os dois pontos foram instalados por uma empresa privada paulistana, empresa brasileira ganhadora do pregão eletrônico realizado em outubro (no valor de R$ 30 milhões, com três anos de vigência e possibilidade de ser prorrogado por mais dois anos).

Para garantir o acesso gratuito na velocidade de 512 kbps por usuário, foi instalado um link de 25 Mbps, o que permite oferecer o Wi-Fi até a 50 usuários simultâneos, conforme as regras do edital. Cada local é dimensionado e terá variações de capacidade.  A medição de qualidade está a cargo da empresa de tecnologia da informação e da comunicação do município, Prodan.

O desafio na Cohab 1 foi outro: convencer a população de que o serviço era real.  A prefeitura junto da empresa que irá administrar a rede, farão panfletagem para oferecer o serviço, que mostra grande potencial de uso na região.

Expectativa

Até junho deste ano, a prefeitura e a empresa administradora têm uma meta 60 pontos instalados em São Paulo. A oferta do serviço na Av. Paulista, no Masp, pretende atingir áreas turísticas tais como o Mercadão e a Praça da Sé).  O projeto está sendo elaborado pela prefeitura, a empresa administradora e pela Prodan para conseguir chegar com sinal Wi-Fi sem degradar a disposição do patrimônio público, onde não pode instalar antenas.

Redes com este perfil de aplicação tem sido instaladas em grande escala com fabricantes como a Ubiquiti Networks e MikroTik routerOS. A ENTELCO TELECOM oferece desde assessoria, consultoria e treinamento dos dois fabricantes em particular. Porém, uma característica marcante do fabricante Ubiquiti é a linha UniFi para redes Wi-Fi indoor e outdoor com a aplicação do padrão IEEE 802.11ac além dos padrões a/b/g e n que já são comuns nesta linha de produtos.

A ENTELCO TELECOM oferece treinamento oficiais da linha UniFi, que podem ser aplicadas em provedores, universidades, escolas e qualquer outro estabelecimento que haja a necessidade de propagação das redes Wireless Wi-Fi. A empresa conta com vários especialistas na área de Telecom e na linha UniFi, o engenheiro Rogério Barion e o especialista Edgar Yukio Ishibashi por serem instrutores oficiais da Ubiquiti Networks aqui no Brasil e a única empresa que está oferecendo os cursos oficiais e consultoria oficial.

As informações da assessoria, consultoria e treinamento na linha Ubiquiti pela ENTELCO TELECOM, podem ser encontradas no site da empresa através do link http://www.entelco.com.br/cursos/  e para informações sobre consultoria e/ou assessoria, os interessados podem entrar em contato através do telefone (11) 3522-5544 ou pelo website http://www.entelco.com.br/

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM