Redes FTTH GPON – Projete a sua

Postado em 10/jan/2018 em GPON Tecnologias

Redes FTTH GPON em Condomínios

Existem diversos serviços e sistemas que podem ser implementados para redes FTTH GPON.

Isto pode ocorrer tanto para provedores de acesso quanto para condomínios e, muitas vezes, infraestruturas distintas são implementadas.

A fibra óptica, como infraestrutura em um condomínio, seria uma alternativa às redes tradicionais com par metálico ou sem fio.

A solução única permite a integração de serviços de telefonia, interfonia, vídeo, internet, sistemas de segurança, monitoramento, etc.

Esse tipo de rede óptica é chamada de FTTH (Fiber to the Home) e permite conectar diversas áreas dentro do condomínio utilizando fibra óptica.

Seja área comum interna ou externa e também o ambiente do condômino, sem se preocupar com a limitação de distância ou interferência que temos em outros tipos de rede.

Ao implementar uma rede óptica FTTH utilizamos a tecnologia GPON onde, os usuários ou diversos pontos dentro do condomínio, serão conectados através de um terminal chamado ONT.

O terminal que estará interconectado através de fibra óptica até um elemento central chamado OLT é quem fará o transporte de todos os serviços.

Os sistemas de imagem, telefonia, interfonia, vídeo, link de internet ou qualquer outro serviço a ser disponibilizado, será conectado a OLT e entregue pela ONT ao usuário.

Redes FTTH

Redes FTTH

Veja quais são as vantagens de redes FTTH em relação as redes tradicionais:

  • Permite a entrega de diferentes serviços sem ser um limitador em relação a capacidade e grandes distâncias;
  • Área de cobertura de 10 a 20 KM;
  • Suporta transferência de dados de até 2,5G e suporte a futuras demandas e tecnologias de 10G ou mais através da mesma fibra óptica;
  • Sistema seguro, confiável e de alta disponibilidade sendo imune a interferência eletromagnética ou ruídos gerados por outros sistemas devido a característica única da fibra óptica;
  • Dimensões reduzidas da fibra óptica requer uma menor demanda de infraestrutura. Uma fibra óptica que tem a espessura de um fio de cabelo conecta até 64 clientes ou terminais ONTs. Isto tudo utilizando a tecnologia GPON.

Como aprender a Projetar redes FTTH?

Atualmente a ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx na modalidade presencial. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos.

Eles poderão ter uma vivência em projetos e planejamento de uma rede óptica utilizando as tecnologias GPON e FTTx.

Faça sua inscrição no curso de GPON & FTTx:

Presencial => Curso de Projetos GPON em FTTx

EaD On Line  -> Curso de projetos GPON Telepresencial (ao Vivo)

A melhor forma de se adquirir conhecimento de fontes confiáveis é a traves de empresas como a ENTELCO.

Qualifique sua equipe e venha fazer parte deste time, aprenda a projetar redes FTTH.

Um forte Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM