Rede Wi-Fi – Como calcular e configurar ?

Postado em 27/jun/2016 em Ubiquiti Wireless

Veja como Configurar e calcular uma rede Wi-Fi UniFi

É importante lembrar que um dos pontos mais importantes em uma rede Wi-Fi Corporativa, é a qualidade de sinal, onde cada local de um Access Point deve ser planejado. Uma rede Wi-Fi corporativa precisa ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente e para isto, é necessário aprender a calcular uma célula Wireless, que  depende de vários fatores, tais como, Perfil de usuário, velocidade a ser entregue a cada usuário, qualidade do sinal recebido, modulação referente ao sinal recebido, índices de reflexão, taxas de velocidade real (Ex. TCP), nível de retransmissão, entre outros pontos importantes.

Rede Wi-Fi

Planta de Rede Wi-Fi

O primeiro passo para um cálculo correto é entender a parte física (sinais), em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto, então, vamos ao cálculo:

Após o sinal ser identificado (em porcentagem) podemos calcular a capacidade daquela célula. Em nosso humilde exemplo, utilizaremos um AP com 3 usuários, um deles com 99% de sinal, outros com 50% de sinal e o último com 25% de sinal em relação a qualidade, ou seja, temos um cenário variado justamente para criar uma simulação próxima da realidade. O SNR de cada usuário será diferente:

Usuário 1 = 99%  = SNR de  33 dBm

Usuário 2 = 50% = SNR  de 26 dBm

Usuário 3 = 25% = SNR  de 16 dBm

Neste exemplo, criaremos uma situação delicada em relação a velocidade, pois termos estações que atingirão baixas taxas de transmissão de velocidades.

Rede Wi-Fi

Equação de % Sinal UniFi

 

Apresentando Considerações Físicas:

Largura de Canal = 20 MHz

MIMO = 2×2

Rede Wi-Fi

ENTELCO Tabela de Velocidades UniFi

Intervalo de Guarda = Curto

 

Calculo de Velocidade Nominal de cada usuário

Usuário 1 = 144,4 Mbps  > Throughput TCP  = 72,2 Mbps

Usuário 2 = 115,6 Mbps  > Throughput TCP  = 57,85 Mbps

Usuário 3 = 43,3 Mbps   > Throughput TCP  = 21,65 Mbps

 

Avaliando as Considerações de Tráfego:

Em relação a velocidade nominal podemos considerar 50% para a velocidade “real” em tráfego TCP, ou seja, dividimos a velocidade por 2.

 

Para calcularmos a célula toda, dividiremos um total de 100%, por 3, que é o número de usuários nesta situação, portanto, teremos 33,33% para cada usuário.

 

33.33%  *  72,2 Mbps     =  24,067 Mbps

33.33%  *  57,8 Mbps     =  19,267 Mbps

33.33%  *  21,65 Mbps  =     7,217 Mbps

 

Velocidade Total Agregada

7,217 + 19,267 + 24,067 = 50,551 Mbps

Neste caso foram somadas as velocidades que cada usuário conseguirá atingir com as suas qualidades em percentuais equivalentes.

A velocidade total deste AP será de até 50,5 Mbps (“Real”), devido a variação de sinal e velocidade de cada usuário conectado a esta célula. Mesmo que um equipamento traga as informações comerciais que ele opere até 300 ou 450 Mbps, temos uma série de fatores que precisam ser estudados para atingirmos tais velocidades. Vale lembrar que é um cenário definido por exemplos, mas a nossa realidade é muitíssimo parecida com este exemplo. No final das contas, temos uma limitação de velocidade devido ao sinal ser baixo em alguns casos, assim como do usuário 3 que podemos classificar como um sinal péssimo. Temos muitos pontos que devem ser avaliados em uma rede, então, não basta ter sinal forte, ou ter uma latência (ping) baixa.

Como aprender a dimensionar uma rede Wi-Fi ?

Gostaria de aprender mais ? Então fica aqui meu convite a participarem de um curso Oficial Presencial, onde, você poderá aprender todo o planejamento de uma célula Wireless com equipamentos UniFi da Ubiquiti Networks além das configurações em níveis avançados.

Faça o curso sobre Rede Wi-Fi:

Curso Oficial de Certificação UEWA UniFi 

Onde, eu Rogério Barion e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores oficiais da Ubiquiti Networks Americana, estamos treinando turmas em todo  o Brasil. Torne-se já um consultor Oficial Ubiquiti UniFi, que agora tem uma nova nomenclatura, UEWA – Ubiquiti Enterprise Wireless Admin e muita novidade durante o treinamento. Faça parte de um mercado especializado Wireless, pois nosso país está carente de profissionais qualificados.

Se você aprender da forma correta e aplicar este conhecimento no mercado corporativo, você poderá elevar a sua carreira rapidamente.

 

Espero encontra-los em breve,

Um Forte abraço.

 
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM