Rádio em Provedor – Ainda é possível?

Postado em 11/jan/2018 em Provedores Ubiquiti

Ainda é viável manter ou instalar Rádio em Provedor de Acesso?

É Possível manter Rádio em Provedor de acesso sem sofrer um grande dilema atualmente.

Mas para saber até onde é possível atuar para fornecer serviços de acesso a internet é uma longa jornada.

Temos duas vertentes a considerar:

1- O provedor que já está em operação;

2- O provedor que ainda não existe;

A primeira coisa que vem em mente ao proposto de um provedor, é de quanto se pode ou se deve gastar com a sua operação.

No entanto, o que precisamos levar em consideração é com o resultado estimado.

Quando falamos em resultados, não podemos comparar com o desejo que temos, ou seja, apenas aquela vontade enorme de que o empreendimento dê certo.

Precisamos de muita paciência e de um pouco de conhecimento em algumas áreas específicas.

Antes de mais nada é necessário muito estudo, muita pesquisa e dedicação a tudo isto.

Atualmente é possível cair em muitas armadilhas, tais como:

  • adquira já seu “kit provedor”;
  • monte seu provedor sem grandes investimentos;
  • passo a passo de como montar um provedor;
  • entre outras pegadinhas que existem na internet.

Ainda vale a pena lembrar que nada disto é milagroso, ou seja, requer cautela e paciência.

Eu sempre faço a seguinte pergunta:

Quanto tempo é necessário para ser um médico?

A resposta é simples. Alguns bons anos, entre a graduação e a residência.

Mas, mesmo assim, ainda leva um tempo além dos estudos para que seja amadurecido o conhecimento deste proposto ou futuro médico.

Um bom exemplo a experiência e a segurança em atender um paciente para dar um diagnóstico assertivo.

Acredito que você que está lendo este artigo, não queira ser médico, então, vamos ao nosso ponto fundamental que é falar sobre provedores “Via Rádio”.

Radio em Provedor

Radio em Provedor

1- O provedor que já está em operação;

Neste caso, requer muita atenção, pois existe a possibilidade de se ter a falsa impressão de que se domina o mercado e que não há necessidade de investimentos.

Se há esta impressão, ela precisa ser quebrada imediatamente, pois existe a concorrência e ela normalmente é desleal, repentina e traiçoeira.

O melhor plano de ação para o provedor que se enquadra neste perfil, é de análise, melhorias e visão de crescimento.

Não adianta, querer “pendurar” 60, 70, 80 clientes em uma antena setorial e achar que ela ou o rádio são milagrosos, pois “NÃO SÃO”.

É ai que começa a grande SAGA do Rádio em Provedor de acesso, pois temos que saber qual tecnologia podemos utilizar e qual o custo que ela vai nos trazer.

Esta etapa é simples? Basta eu  ir em uma feira, evento, palestra, ver webinars ou ler alguns comentários em fóruns e receber o “apoio da galera”? Infelizmente não é bem assim que acontece.

Aos que arriscam partir para esta linha de raciocínio, acabam encontrando muitas dificuldades no meio do caminho e que para alguns acaba sendo o fim da linha.

Quebrar a cabeça, sofrer de trabalhar horas afim, não ter finais de semana, trabalhar pelas madrugadas a dentro, é um péssimo hábito, mas muitas vezes é necessário.

Não digo que é normal, mas pode acontecer.

Caso esta prática seja normal em sua rotina, sugiro, parar, pensar para em seguida agir. Portanto, reflita e reavalie a situação.

Como conclusão desta etapa, digo a todos que é possível, sim, sobreviver a estas tentações das altas velocidades e da concorrência mesmo que seja proveniente da Fibra Óptica, mas ela requer muito suor e dedicação.

Altas velocidades ainda são possíveis com um Rádio em Provedor de acesso, mas é importante ter em mente a qualidade e o conhecimento.

Sem atropelos e sem perder noites de sono, podemos manter provedores que muitas vezes passam de 15.000 clientes/residências ativos em sua base.

Não podemos ter em mente apenas aumentar o número de clientes e ter o menor custo possível. Se esta regra prevalecer, é fato que teremos problemas muito em breve.

2- O provedor que está apenas em mente ou no papel;

Este é o modelo “mais fácil” de evitar o sofrimento, pois é possível planejar e fornecer qualidade elevada para até mesmo competirmos com  Fibra óptica.

Passos:

  • Produtos que iremos vender (internet, TV e/ou telefonia)
  • Área que iremos atender
  • Concorrente em minha região
  • Custos operacionais
  • Valores de venda com o devido Mark up
  • Capacitação
  • Atendimento com qualidade
  • Satisfação dos clientes

Diante deste cenário, poderemos obter resultados que valerão a pena eu decidir montar um Provedor via Rádio.

A relação de velocidade por usuário para cada setor de minha rede é um ponto fundamental, otimização de tráfego, QoS e o compartilhamento de minha fatia de “banda”(link).

Todo o respaldo jurídico e contábil, que é claramente necessário, nem vou comentar, mas com certeza deverá fazer parte de sua lista.

Conclusão deste modelo: Se pensar da forma correta, poderá sim abrir seu provedor no meio do furacão que chamamos de crise e concorrência da Fibra óptica.

Rádios são mais rápidos de serem implementados, são mais baratos no contexto geral, porém requer todo este planejamento que falamos acima.  Caso contrário ele poderá ficar caro e mais problemático.

Agora vem as dicas muito Importantes

As antenas em um dimensionamento de Radioenlace, podem ser responsáveis por boa parte da qualidade e estabilidade de um link. No entanto, para que o dimensionamento correto seja feito, é preciso estudar alguns elementos de Telecomunicações, tais como:

  • Propagação de sinais;
  • Amplitude;
  • Intensidade;
  • Sensibilidade;
  • Ruído;
  • Interferência;
  • Modulação;
  • Entre outros.

Hoje em dia encontramos no mercado algumas marcas que facilitam a vida de muitas pessoas, como por exemplo, MikroTik, Cambium, Ubiquiti e vários outros fabricantes.

Dentre estes, aplica-se uma filosofia de “o meu é melhor e mais fácil de instalar”, isto voltado aos fabricantes.

Mas não basta você adquirir estes equipamentos de prateleira, especificados por um vendedor comercial sem o devido conhecimento. Portanto, procure empresas que tenham funcionários técnicos com o conhecimento voltado a aquele produto.

Uma outra opção, é você procurar o conhecimento através de cursos e treinamento.

Em meus treinamentos, eu procuro focar a necessidade dentro de cada conteúdo, levando até o aluno ou cliente o maior número de informações direcionadas.

Mas como regra, seguimos conteúdos didáticos específicos, onde requerem o conhecimento anterior, base de infraestrutura, protocolos, serviços, transporte IP, etc.

 Onde aprender a dar estes passos?

Segue aqui o meu convite para se profissionalizarem com diversos fabricantes que trabalhamos.

Curso básico de redes TCP/IP

Curso de MikroTik Básico

Curso de MikroTik avançado Admin

Curso de Radioenlace Ubiquiti

Curso OFICIAL UBWA Ubiquiti – Certificação 100% em português

Além destes cursos que são da modalidade EaD, é possível fazer os cursos presenciais com certificação OFICIAL. Acessa o site e faça a sua escolha.

http://www.entelco.com.br/cursos

Um forte abraço

Até lá,

.
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM