Provedores que oferecem Qualidade podem crescer ainda mais.

Postado em 01/jul/2015 em Tecnologias

PNBLUm mercado em franco crescimento: o Brasil,  que encerrou o mês de maio com 24,78 milhões de acessos de banda larga fixa, alta de 0,7% em relação a abril, o que fez com que o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) alcançasse uma penetração de 37,45 conexões por grupo de cem domicílios. Os dados foram divulgados pela Anatel nesta terça, 30.

Sobre algumas tecnologias, como  xDSL continua a perder participação de mercado: ficou com 53,89% em maio, frente aos 54,23% de share em abril e 54,87% em janeiro de 2015. Mas isso não significa necessariamente perda de assinantes. O total de conexões xDSL vem crescendo durante todo o ano, com exceção do mês de maio, quando recuou 0,04%. Assim, o xDSL acumula crescimento anual de 0,56% em relação a dezembro de 2014, somando ao final de maio um total de 13,3 milhões de acessos.

O que tem causado a diminuição da fatia de mercado do xDSL é o crescimento dos acessos via cable modem e dos acessos em fibra ótica.

Este fato ainda representa apenas 4,43% da base total de acessos banda larga, as conexões via fibra acumulam um crescimento no ano de 15,74%: eram 947,62 mil acessos em dezembro de 2014 e somaram 1,1 milhão no último mês de maio (número que inclui também acessos corporativos).

No caso da base de acessos por cable modem (incluindo o que a Anatel segmenta como HFC – híbrido de fibra e cabo coaxial) chegou em maio a um share de 31,98%, com 7,93 milhões de conexões. Em dezembro do ano passado o cabo representava 31,66% da base total de acessos e o crescimento acumulado de 2015 é de 4,48%.

A agência nacional, a Anatel ainda trata em separado as bases de assinantes da GVT e da Telefônica. Assim, o grupo Telmex (que reúne Claro, Embratel e Net Serviços) permanece como líder de mercado, com 7,84 milhões de acessos fixos de banda larga (share de 31,63%, seguido pela Oi, com 6,47 milhões de conexões (share de 26,10%). Telefônica e GVT ocupam, respectivamente, o terceiro e o quarto lugares no ranking da Anatel, com 4,1 milhões (16,55%) e 3,1 milhões (12,61%). Juntas, GVT e Telefônica passarão à vice-liderança do mercado de banda larga brasileiro, com participação de 29,17% e um total de 7,2 milhões de acessos. Em quinto lugar vem a Algar (ex-CTBC), com 431,7 mil acessos (1,74% de participação), seguida pela TIM, com 185,9 mil conexões (0,75%), e Sky, com 182,5 mil (0,74%).

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime e MC