Provedor passa a oferecer banda larga de 2 Gbps.

Postado em 06/abr/2015 em GPON Provedores

internet_ENTELCOUma empresa provedora de Internet  anunciou nesta quinta-feira, 2, que passará a vender conexão com velocidade de 2 Gbps na cidade de Atlanta a partir de maio. Se trata de um Provedor ISP dos Estados Unidos, chamado Comcast .  A companhia afirma que se trata de uma conexão simétrica (mesma taxa de download e upload) que utilizará, naturalmente, solução de fibra até a residência (FTTH).  O ISP afirma que tem dobrado a capacidade de sua rede a cada 18 meses, tendo aumentado as velocidades de acesso em 14 vezes nos últimos 13 anos.

A ação é interessante por se tratar de uma empresa que protagonizou das mais ferrenhas brigas com a provedora de conteúdo over-the-top (OTT) Netflix no ano passado. A companhia foi acusada pela OTT de “estrangular” o tráfego do serviço para os usuários, obrigando a empresa a pagar uma espécie de pedágio para que sua banda voltasse a fluir até a ponta. O embate ficou público e motivou a discussão sobre neutralidade nos Estados Unidos.

Até que ponto a velocidade final de um serviço de Internet fixa passa a realmente importar para o usuário se um streaming simples (mesmo com resolução 4K, a Netflix afirma que basta uma conexão de 25 Mbps) não funciona como deveria? Essa oferta de 2 Gbps traz que tipo de impacto real na infraestrutura da Comcast? A agência reguladora norte-americana (FCC) vai poder observar isso, já que analisa a fusão entre a ISP e a Time Warner Cable, consolidação que tem o potencial de impactar o mercado de provedores pequenos, talvez de forma irreparável, nos EUA.

Vale lembrar que a FCC aprovou recentemente a reclassificação da banda larga como serviço de telecomunicação, com direito a garantia de neutralidade. A medida ainda deverá ser discutida no congresso norte-americano, mas há forte lobby da indústria (e da bancada republicana) em favor da permissão de acordos de peering entre as empresas de conteúdo e as de conexão.

Porém, a conexão de 2 Gbps da Comcast é uma oferta para usuários ultra high-end, assim como faz a Live TIM no Brasil, com sua conexão de 1 Gbps por R$ 1.499 mensais (fora instalação, que sai por R$ 3 mil). É uma discrepância também se considerar a média brasileira de velocidade: segundo dados da Anatel referentes a fevereiro, a banda larga fixa no País era composta na maioria (46,29%) por acessos entre 2 Mbps e 12 Mbps. Os acessos superiores à velocidade de 34 Mbps (patamar mais veloz considerado pela agência) somaram apenas 1,72% do total de conexões no período.

A ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx nas modalidades presencial e telepresencial ( On-Line EaD) ao vivo. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos, mesmo aos que não possam participar de um treinamento presencial, poderão se inscrever em uma turma On-Line.

Modalidade Presencial http://www.entelco.com.br/cursos/?id=40

Modalidade On-Line  http://www.entelco.com.br/cursos/?id=54

Atualmente a ENTELCO conta com 3 profissionais especializados em tecnologias PON, o Eng. Cláudio Fernandes, Eng Rogério Barion e o especialista Anderson Quintela. A equipe é gabaritada a desenvolver projetos, analisar redes PON, desenvolver segmentos dentro da tecnologia com interoperabilidade GPON , entre Assessoria, Consultoria e Treinamentos especializados.

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime