O “segundo Intercalar” de 2015, travou diversos roteadores no mundo todo.

Postado em 03/jul/2015 em MikroTik Tecnologias Ubiquiti

leap secondNo último dia 30 de Junho, houve uma grande incidência de roteadores e servidores travados no mundo graças ao “segundo intercalar” ou denominado leap second . Exatamente neste dia a meia noite do horário UTC, houve um acréscimo de um segundo na escala de tempo que é usada como padrão mundial. Como na maior parte do Brasil é utilizado o fuso UTC-3, o feito ocorreu as 20:59h. Assim como em junho de 2012 e dezembro de 2008, esta atualização gerou diversos problemas, mostrando que ainda não estamos preparados para esta correção de forma automática. O que ocorre é que mesmo quem utilize um serviço de NTP público ou privado, corre riscos, assim como possibilidades de problemas nos serviços.

O que pode ser feito para evitar é manter seu sistema operacional atualizado, porém mesmo assim, houveram diversas ocorrências com sistemas tal como MikroTik na última versão atualizada 6.29.1 principalmente em modelos CCR de arquitetura TILE, também tivemos chamados relacionado a alguns modelos de CISCO, CYCLADES entre outros fabricantes.

O tratamento do “leap second” pode, em alguns casos, significar que o relógio volta um segundo, ou fica parado um segundo. Qualquer uma dessas situações, se não prevista pelos programadores e tratada corretamente nos softwares, pode levar a comportamentos imprevisíveis e diversos tipos de erro ou até mesmo o travamento do equipamento.

Historicamente, o tempo era medido com base em observações astronômicas. Quando a antiga escala de tempo GMT  era utilizada, a posição do sol medida pelo observatório Real em Londres, era a referência sobre a medida do tempo.

No entanto, a rotação da terra não é tão precisa, muito pelo contrário. é irregular. Na verdade a terra está desacelerando sua rotação lentamente, por causa do efeito da lua. Para o dia a dia, é muito mais cômodo qu o sol continue a ser a nossa  referência. Devido este fato, o UTC se baseia em relógios atômicos, mas segundos são acrescentados ou saltados quando necessário, justamente para manter s sincronia com o sol

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM