MikroTik Lança oficialmente versão 6 do routerOS.

Postado em 31/maio/2013 em MikroTik

A nova versão foi lançada oficialmente este mês (maio/2013), depois de um desenvolvimento de mais de um ano em cima das versões beta. Em Abril de 2012 iniciou o desenvolvimento desta versão, no entanto, somente agora ela foi liberada definitivamente.
O engenheiro e especialista em telecomunicações Rogério Barion da ENTELCO TELECOM, diz que a atualização das versões anteriores para a nova versão 6.0 é bem simples, basta fazer o Download do arquivo de atualização do pacote “.npk” do site da pro´pria MikroTik e fazer o upload para o routerOS através da pasta “File List”. É preciso verificar a compatibilidade de equipamentos mais antigos quanto a nova versão, porém, é possível verificar a compatibilidade através do próprio site da MikroTik pelo link http://wiki.mikrotik.com/wiki/Supported_Hardware. A versão é baseada e compilada em Kernel  ( linux-3.3.5) e oferece diversos recursos, tais como :

  • Encaminhamento de pacotes sem processamento adicional (Forwarding);
  • Suporte a OpenFlow;
  • Novos recursos de painel Touch LCD;
  • Exportação compacta /export verbose file=myConfig;
  • Autenticação de Hotspot por mac-cookie para usuários de smartphones;
  • Particionamento de unidades na routerboard para utilização de versões diferentes a cada partição;
  • E muito mais…..

Durante a entrevista, o Eng. Rogério Barion indagou que, é preciso investir em conhecimento para obter bons resultados, a ferramenta routerOS oferece inúmeras funcionalidades que devem ser exploradas da maneira correta e mais apropriada á necessidade de cada usuário, empresa ou mesmo integrador. A ENTELCO Telecom, oferece Consultoria, Assessoria e Cursos para o sistema operacional MikroTik. Os cursos podem ser acessados pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/ . A ENTELCO atualmente conta com uma equipe de engenheiros e especialistas em T.I. & Telecomunicações capazes de orientar, assessorar e até mesmo treinar pessoas para as tecnologias mais inovadoras do mercado.

Os cursos oferecidos pela ENTELCO, podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line. arquivos, plantão de dúvidas e muito mais.

 

Por:

Redação ENTELCO TELECOM