IEEE 802.11 ad – o padrão Wi-Fi revoluciuonário

Postado em 01/mar/2016 em Ubiquiti

O padrão IEEE 802.11 ad

Atualmente, desenvolvido pela Samsung Electronics a tecnologia Wi-Fi que opera na frequência de 60GHz, permite velocidades de transmissão de dados de até 4.6Gbps, ou 575MB por segundo, um aumento de cinco vezes de 866Mbps, ou 108MBps, a velocidade máxima possível com dispositivos eletrônicos de consumo existentes .

Como resultado, um filme de 1 GB levará menos de três segundos para ser transferido entre dispositivos, enquanto vídeos sem compressão de alta definição pode ser facilmente transmitido a partir de dispositivos móveis para TVs em tempo real, sem qualquer atraso nos pacotes ou conexão.

Neste caso, a Samsung conseguiu superar as barreiras para a comercialização de equipamentos com 60GHz de frequência, onde tem um comprimento de onde eletromagnética de 5 mm (milimetros), ou seja, muito pequena e sensível, e “espera comercializar essa tecnologia inovadora”, disse Kim Chang Yong, chefe da DMC R & D Center da Samsung Electronics.

As novas e inovadoras mudanças, esperam por aparelhos de última geração da Samsung, enquanto novas possibilidades foram abertas para o futuro desenvolvimento da tecnologia Wi-Fi.

Desenvolvimento do IEEE 802.11 ad

Diferentemente do 2,4 GHz, tecnologia já muito utilizada e 5GHz Wi-Fi, o padrão 802.11 ad em 60GHz no equipamentos da Samsung mantém a velocidade máxima, eliminando a interferência de co-canal, independentemente do número de dispositivos que utilizam a mesma rede. Ao fazer isso, a nova tecnologia da Samsung elimina a lacuna entre as velocidades teóricas e reais, e exibe a velocidade real que é mais de 10 vezes mais rápido do que a de 2,4 GHz e 5GHz nas tecnologias Wi-Fi atuais.

IEEE 802.11 ad

padrão IEEE 802.11 ad

No entanto, até agora, tem havido desafios significativos na adoção da tecnologia Wi-Fi 60GHz , como ondas eletromagnéticas muito pequenas que viajam pelo espaço com alta prioridade em seu conteúdo, principalmente o multimídia. O fato destas ondas serem muito pequenas torna a transmissão suscetível a perdas de percurso, conhecida como Path Loss resultando em sinais mais fracos com baixo desempenho de dados.

Ao alavancar o projeto, a Samsung foi capaz de alcançar com sucesso a mais alta qualidade, viável comercialmente através de tecnologias Wi-Fi em 60GHz.

Neste caso, a Samsung também melhorou a qualidade do sinal global através do desenvolvimento da primeira tecnologia de controle do mundo micro formação de feixes que otimiza o módulo de comunicações em menos de 1/3000 segundo, em caso de eventuais mudanças no ambiente de comunicação. A empresa também desenvolveu o primeiro método do mundo que permite que vários dispositivos para se conectar simultaneamente a uma rede.

IEEE 802.11 ad

IEEE 802.11 ad TV SMART

No caso do espectro de 2,4 GHz e 5 GHz atualmente utilizados em grande escala o espectro livre, a frequência de 60GHz utiliza um espectro não licenciado em todo o mundo, e a comercialização está em andamento.

A Samsung planeja aplicar esta nova tecnologia para uma ampla gama de produtos, incluindo dispositivos de imagem e de áudio , bem como equipamentos de telecomunicações . A tecnologia também será fundamental para os desenvolvimentos relevantes para o Samsung Smart Home e outras iniciativas relacionadas com a Internet das Coisas.

Onde aprender sobre o padrão IEEE 802.11 ad e os mais utilizados ?

A amercicana Ubiquiti Networks leva até você através da ENTELCO TELECOM os melhores padrões do mercado mundial referente ao padrão IEEE 802.11.

Os cursos estão disponíveis no site da ENTELCO através do link:

Curso Oficial Ubiquit Enterprise Wireless Admin (UEWA) sobre UniFi

….onde, eu Rogério Barion e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores oficiais da Ubiquiti Networks Americana, e estamos treinando turmas em todo o Brasil. Torne-se já um consultor Oficial Ubiquiti UniFi (UEWA – Ubiquiti Enterprise Wireless Admin). Serão muitas novidades durante o treinamento.

Faça parte de um mercado especializado Wireless, pois nosso país está carente de profissionais qualificados. Se você aprender da forma correta e aplicar este conhecimento no mercado corporativo, você poderá elevar a sua carreira rapidamente.

Espero encontra-los em nossa próxima turma.

Um grande abraço
 
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM