FTTH em Condomínios – Vantagens e Recursos

Postado em 13/jun/2017 em GPON

Fibra Óptica FTTH em Condomínios Comerciais e Residenciais

Atualmente existem diversos serviços e sistemas que podem ser implementados para redes FTTH em condomínios e, muitas vezes, infraestruturas distintas são implementadas.

A implementação de fibra óptica, como infraestrutura em um condomínio, seria uma alternativa às redes tradicionais com par metálico ou sem fio, sendo uma solução única que permite a integração de serviços de telefonia, interfonia, vídeo, internet, sistemas de segurança, monitoramento, etc.

Esse tipo de rede óptica é chamada de FTTH (Fiber to the Home) e permite conectar diversas áreas dentro do condomínio utilizando fibra óptica. Seja área comum interna ou externa e também o ambiente do condômino, sem se preocupar com a limitação de distância ou interferência que temos em outros tipos de rede.

Ao implementar uma rede óptica FTTH utilizamos a tecnologia GPON onde, os usuários ou diversos pontos dentro do condomínio, serão conectados através de um terminal chamado ONT que estarão interconectados através de fibra óptica até um elemento central chamado OLT.

Todos os sistemas de monitoramento, telefonia, interfonia, vídeo, link de internet ou qualquer outro serviço a ser disponibilizado, será conectado a OLT e entregue pela ONT ao usuário.

FTTH em Condominios

FTTH em Condominios

Vantagens da rede óptica FTTH em relação as redes tradicionais:

  • Permite a entrega de diferentes serviços sem ser um limitador em relação a capacidade e grandes distâncias;
  • Área de cobertura de 10 a 20 KM;
  • Suporta transferência de dados de até 2,5G e suporte a futuras demandas e tecnologias de 10G ou mais através da mesma fibra óptica;
  • Sistema seguro, confiável e de alta disponibilidade sendo imune a interferência eletromagnética ou ruídos gerados por outros sistemas devido a característica única da fibra óptica;
  • Dimensões reduzidas da fibra óptica requer uma menor demanda de infraestrutura. Uma fibra óptica que tem a espessura de um fio de cabelo conecta até 64 clientes ou terminais ONTs. Isto tudo utilizando a tecnologia GPON.

Como aprender a Projetar e Implantar ?

Atualmente a ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx na modalidade presencial. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos.

Eles poderão ter uma vivência em projetos e planejamento de uma rede óptica utilizando as tecnologias GPON e FTTx.

Faça sua inscrição no curso de GPON & FTTx:

Presencial => Curso de Projetos GPON em FTTx

EaD On Line  -> Curso de projetos GPON Telepresencial (ao Vivo)

Venha fazer parte deste time, aprenda a projetar uma rede GPON

Um forte Abraço

Cláudio Fernandes
ENTELCO TELECOM