Fibra Óptica MikroTik & GPON FTTx

Postado em 16/jul/2018 em GPON MikroTik

Redes de Fibra Óptica MikroTik

Ultimamente ouvimos muito sobre esta tecnologia de Fibra Óptica MikroTik, mas ainda precisamos explorá-la muito mais.

Temos Fibra Óptica MikroTik tanto Ponto a Ponto, quanto redes Multiponto. As redes de Fibra Óptica MikroTik atualmente são bem simples de entender.

Na palestra a seguir, podemos explorar um pouco mais este mercado, entendendo como a MikroTik nos permite ser flexíveis.

Eu explicarei um pouco mais sobre estas redes. Fiber-to-the-Home (FTTH) é a tecnologia onde normalmente as operadoras estão operando para levar banda larga para o mercado de consumo.

O FTTH possibilitará o transporte simultâneo de uma série de serviços, tais como Internet com acesso muito mais rápido, telefonia e televisão, através de uma única fibra óptica.

Com o FTTH, a rede de acesso será baseada na fibra e capaz de prover velocidades a partir de 100Mb/s, chegando a até 40Gb/s.

Existem novas tecnologias DWDM, com alto controle de PMD – Polarization Mode Dispersion permitem atingir essa incrível marca.

Isto criará uma rede de acesso com inúmeras possibilidades. Esta tecnologia suportará um modelo aberto completo pelo qual o consumidor terá total liberdade de escolha pelo seu fornecedor de serviço.

Fibra Óptica MikroTik

Fibra Óptica MikroTik

O que o GPON e a Rede de Fibra Óptica MikroTik Proporciona ?

A MikroTik possui um módulo ONU com tecnologia GPON.

O GPON MikroTik permite que qualquer dispositivo RouterBOARD que possua uma entrada SFP possa se transformar em uma ONU/ONT para instalações de fibra óptica.

Ou seja, seu roteador comum, desde que tenha uma interface SFP poderá ser um terminal óptico GPON.

Esta é uma solução plug and play, o que  significa que você simplesmente irá ligá-lo em seu dispositivo, e nenhuma configuração especial será necessária.

O módulo é compatível com todos os produtos MikroTik que tenham um slot SFP, com quaisquer versões do RouterOS.

A configuração será feita no lado do Provedor ISP, ou seja, as configurações de provisionamento e recursos adicionais, podem ser administradas pelo próprio técnico da sua rede.

Este é um módulo MikroTik GPON que transforma sua routerboard em uma ONU e é totalmente compatível com os padrões ITU-T G.984 criando assim, uma grande possibilidade em interoperabilidade com OLT (concentradores GPON).

A grande vantagem desta adaptação, é de transformar por exemplo, um simples roteador RB 2011, em uma ONU que também proporcionará rede Wi-Fi em sua aplicação.

Especialização em Fibra Ópitca MikroTik

A ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de GPON & FTTx nas modalidades presencial e telepresencial (On-Line EaD) ao vivo. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos, mesmo aos que não possam participar de um treinamento presencial, poderão se inscrever em uma turma On-Line.

Projetos GPON & FTTx – Modalidade Presencial

Projetos GPON & FTTx – Modalidade On-Line (ao VIVO)

Aos que pretendem primeiro se especializar em MikroTik, seguem os links dos módulos disponíveis nos próximos dias.

MikroTik Network Associate – Módulo Presencial

MikroTik MTCNA On-Line – EaD ao VIVO

A ENTELCO oferece desde treinamento, Projetos, Consultorias até Assessorias ao mercado corporativo.

Seja você também um profissional especializado no mercado nacional.

Um forte Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM