Enlace MikroTik – Webinar Gratuito.

Postado em 21/set/2015 em MikroTik Provedores

Webinar Gratuito sobre Enlace MikroTik

A dificuldade em criar, projetar ou até mesmo configurar um Enlace MikroTik , está principalmente na visão do projetista da rede. As empresas procuram criar um Enlace MikroTik  principalmente por utilizar faixas livres, onde tratamos de 900MHz, 2.4 GHZ,  5 GHz e 24 GHz, que é a faixa conhecida como “zona de Wi-Fi”, onde “não” é necessário uma licença da ANATEL para operar. A maior parte das empresas ou provedores, tratam a frequência de 5 GHz como princiapal devido ao problema de interferências. A MikroTik em particular adotou alguns protocolos para melhorar e aprimorar os sinais transmitidos ao espectro, porém, a dificuldade de muitos profissionais ainda permanece.

Um dos maiores problemas encontrados pelo projetista de um Enlace MikroTik,  é adequar ou evitar problemas de instabilidade, o que realmente é bem complexo. Mas este grau de dificuldade dependerá do conhecimento de cada projetista, que poderá se adaptar e se aprimorar com o conhecimento correto e específico.

Enlace MikroTik

Enlace MikroTik

 

A MikroTik especificamente,  adota em seus padrão, a tecnologia TDMA, que é um que significa no inglês “Time Division Multiple Access”, e no português quer dizer “Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo. No cado de um Enlace MikroTik, normalmente já se aplica o NV2, onde representa o Nstreme versão 2, onde está incluído o protocolo TDMA.

Equipamentos para Enlace MikroTik

Devido as aplicações da tecnologia em seus produtos, a MikroTik, que é um dos maiores fabricantes de rádios transmissores, atingiu um nível bem elevado de usuários no mundo todo, possibilitando bandas maiores em canais de Rádio em frequências dentro do padrão Wi-Fi, que envolvem as frequências livres no Brasil, assim, para as empresas que utilizam estas faixas no espectro, podem desfrutar destes recursos e benefícios da tecnologia, mas também, para aqueles que comercializam a internet, os provedores, deverão respeitar as regulamentações da agência nacional de telecomunicações a ANATEL, que através de uma licença conhecida como SCM, requer alguns critérios e normas.

O produtos da linha MikroTik, requerem outros protocolos e recursos que operam em conjunto do TDMA, assim como o MIMO, representado pela letra M na maior dos equipamentos, que junto do TDMA poderá oferecer bandas acima de 100 Mbps com equipamentos a um custo baixo.

Enlace MikroTik acessível a todos.

Em conversa com o engenheiro e especialista em telecomunicações Rogério Barion, informou que é possível sim, atingir longas distâncias com estes equipamentos, mas é preciso bastante cautela e planejamento, pois nesta faixa de frequência, as empresas encontrarão um número bem elevado de canais concorrentes. Assim como utilizar equipamentos das marcas NEC, ERICSSON, ALCATEL, entre outros fabricantes, é preciso ter um bom planejamento, pois o mesmo nível de conhecimento adquirido para um, serve para o outro, diferenciando em funções, recursos e características de software na maioria da vezes.

Como configurar um Enlace MikroTik?

A ENTELCO TELECOM convida a todos a se inscreverem no Webinar GRATUITO sobre Enlace MikroTik no dia 13 de Outubro de 2015 às 19h30min . Todos estes tópicos são abordados nos treinamento da empresa que são voltados a RF e dimensionamento de enlaces, e em específico para os equipamentos da linha Nstreme. Para isto é oferecido o curso MikroTik Wireless Engineer, assim como o dimensionamento de um Enlace MikroTik.

As inscrições do Webinar, podem ser feitas pelo link, Webinar Gratuito de Enlace MikroTik