Enlace MikroTik – Qual a capacidade?

Postado em 23/maio/2016 em MikroTik

Evolução no  Enlace MikroTik

Nos últimos lançamentos de versões do routerOS, houve um progresso considerável em recursos e estabilidade de enlaces MikroTik com  transmissões wireless, especificamente na versão 6.x do routerOS. Nesta versão, ocorre um aumento de fluxo de conexões TCP, onde, se atinge em muitos casos, o dobro da velocidade em comparação a versão 6.32 ou versões anteriores.

Esta alteração é pertinente ao padrão IEEE 802.11 ac, ou seja, para equipamentos routerboard que utilizem o padrão ac, terão o benefício de forma escalonável. A MikroTik está trabalhando na evolução e otimização de outros componentes e padrões também, e em breve teremos novidades.

Teste de Enlace MikroTik AC com a versão 6.x

Em uma avaliação executada na Routerboard 921UAGS-5SHPacT, foram obtidos resultados bem interessantes. Veja abaixo o cenário e os testes realizados.

Exemplo Topologia dos testes de Enlace MikroTik:

enlace MikroTik

Topoligia grafica de Testes

Resultados de Testes de transferência de dados

enlace MikroTik

Teste de Desempenho

A diferença é perceptível no enlace MikroTik utilizando a partir da versão 6.33, pois ocorreu uma elevação de desempenho bem grande, assim como mostro na tabela acima. Neste caso houve uma diferença de aproximadamente 47%.

Em tecnologias com o padrão IEEE 802.11 ac, são necessários alguns cuidados, como por exemplo, o dimensionamento físico no quesito transmissão de onda eletromagnética. Por este motivo, é necessário entender os pontos relevantes de um enlace MikroTik e configurá-lo corretamente, para obter um excelente desempenho e não causar interferências desnecessárias ou recebê-las de maneira indesejada.

Cursos e Treinamentos MikroTik

Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS, a ENTELCO Telecom, oferece Cursos para o sistema operacional MikroTik.

Os cursos podem ser acessados pelos links:

Curso Básico 1  –  MikroTik Network Associate

Curso Avançado  – MikroTik Admin Avançado

Curso Avançado Wireless – MikroTik Wireless Engineer

Especialize-se  e aprenda a configurar seu enlace MikroTik corretamente para obter um excelente resultado.

 

Um forte abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM