Edge Router – 4 Motivos para começar a utilizar

Postado em 14/set/2015 em Provedores Ubiquiti

Edge Router Ubiquiti

Os roteadores Edge Router da Ubiquiti estão sendo utilizados em redes tanto corporativas quanto redes de Provedores WISP, via Rádio, com arquitetura TCP/IP, Firewall, NAT, e também roteamento com os protocolos OSPF e BGP e os número são realmente bem interessantes. O desempenho do equipamento EdgeRouter PRO pode atender redes com tráfego até 2 milhões de pacotes por segundo. Seu Uptime é de 99,9%. A conexão Ethernet é de 1 Gbps por interface e possuem 2 slots SFP (Mini Gbic), que por Fibra óptica aumenta significativamente a capacidade de longo alcance de até 20 Km na maioria do módulos tranceiver. O chassi (gabinete), pode ser montado em Rack de padrão 19 polegadas ocupando apenas 1U.

Quatro Motivos para você começar a utilizar o Edge Router:

1-A interface gráfica UI do Edge Router

Esta interface gráfica Web facilita muito a configuração de diversos recursos, mas o acesso ao CLI também é simples e intuitivo. As telas atualizam todo o tráfego em tempo real, mostrando exatamente o tráfego e os serviços que estão sendo utilizados no momento da leitura. Com este roteador, é possível se utilizar NAT, Firewall, VPN, PPPoE, Balanceamento de Carga, Roteamento, entre diversas outras funções aplicáveis no dia a dia.

Edger Router

Edger Router Web

2-Variedade de Modelos Edge Router

Os roteadores Edge Router possuem vários modelos para serem utilizados em diversas situações, desde aplicações de baixo ou médio volume de tráfego, quanto para altíssimos níveis de transporte IP. Estão disponíveis os modelos:

  • Edge Router X com 5 interfaces Giga Ethernet e PoE;
  • Edge Router Lite com 3 interfaces Giga Ethernet;
  • Edge Router PoE com 5 interfaces Giga Ethernet PoE Passivo;
  • Edge Router 8 que possui 8 interfaces Giga Ethernet;
  • Edge Router PRO com 8 interfaces Giga Ethernet além de 2 entradas SFP para Fibra Óptica.
Edge Router

Edge Router X sfp ENTELCO poe

Edge Router

Edge Router Lite

 

Edge Router

Edge Router PRO (rack 19″ )

3- Recursos a protocolos OSPF e BGP

Os equipamentos EdgeRouter possuem suporte aos protocolos mais utilizados pelas operadoras e provedores de acesso ISP/WISP, o OSPF e o protocolo de Borda BGP. Para os provedores via Rádio normalmente utilizam mais o protocolo OSPF para seus tratamento de rotas e contingência de acesso a múltiplos caminhos. O protocolo BGP já é bastante utilizado nos casos onde a empresa possui ASN e já tem o seu próprio circuito de troca de tráfego.

Edge Router

Roteamento OSPF com Edge Router

4-Baixo Custo

Já é possível encontrar no mercado nacional e internacional, os equipamentos Lite e PoE com valores na ordem de 80 dólares americanos, e em Reais brasileiros, a ordem é na casa dos R$ 200,00. Mesmo os equipamentos de Rack, já são encontrados a baixo custo, em média não ultrapassando R$ 1.500,00. A relação Custo Benefício, é grande com a aplicações da linha EdgeRouter, pois os resultados que já estamos obtendo com este equipamento, são excelentes.

Edge Router

Edge Router X

Como configurar uma Edge Router

A ENTELCO Telecom, oferece tanto Consultoria, Assessoria quanto Cursos para toda a linha Edge Router (EdgeMAX) Ubiquiti e é a única empresa no Brasil a oferecer atualmente o curso OFICIAL desta linha.

Certificação Presencial Oficial

O curso de certificação OFICIAL UBRSS, Ubiquiti Broadband Routing and Switching Specialist, pode ser acessado pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/57/Edge_Router .

Curso On-Line a Distância

O curso On-Line e-Learning pode ser assistido logo após a sua contratação, pois são gravações profissionais, com cenários reais e explanados de forma fácil e prática. O módulo pode ser acessado pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/53/Edge_Router

Particularmente,  classifico a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo. Venha fazer o curso de Roteamento com a ENTELCO, pois todos podem aprender sobre este excelente produto e seus recursos.

Por
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM