Crescimento de Banda Larga via Satélite pode passar dos 2 milhões até 2018.

Postado em 10/set/2013 em Anatel Provedores Tecnologias

O Governo faz projeções sobre o potencial crescimento em serviços de banda larga via satélite com tecnologia de banda Ka. Os dados foram apresentados durante o Congresso Latino-americano de Satélites, realizado pela Converge esta semana no Rio de Janeiro. A projeção do Ministério das Comunicações, conforme a apresentação de André Moura Gomes, da diretoria de banda larga do ministério, é que o mercado de banda Ka chegue a um milhão de assinantes até 2018. Para a Anatel, segundo o conselheiro Jarbas Valente, o potencial do mercado é maior, da ordem de dois milhões de assinantes. Ambos concordam, contudo, que a banda larga via satélite será fundamental para atender a regiões ainda carentes de infraestrutura. Só nas áreas rurais seriam 20 milhões de domicílios.

O objetivo para a  Anatel,  é para acelerar a licitação de posições orbitais associadas a frequências de banda Ka de forma que os projetos possam se beneficiar da desoneração prevista no Regime Especial de tributação do Programa Nacional de Banda Larga (RE-PNBL), até 2018. A próxima licitação já foi submetida a consulta e deve ser realizada a partir de outubro, segundo Valente, para mais quatro posições, e há a previsão, inclusive, de satélites inteiramente em banda Ka.

Em relação a capacidade satelital instalada, hoje o Brasil tem 223,5 transponders equivalentes a 36 MHz em satélites operando em posições brasileiras. Em banda Ku, a capacidade em transponders equivalentes de 36 MHz é de 204,1, e em Ka, 222 transponders equivalentes. Essa medida não é a considerada mais precisa porque hoje, com as aplicações de dados, e sobretudo com a banda Ka, falar em equivalência de transponders de 36 MHz não faz mais sentido, mas é uma medida do impacto que a banda Ka poderá ter. Hoje, apenas um satélite opera em banda Ka para o Brasil.

Quando os satélites previstos na licitação de 2011 entrarem em operação, a estimativa da Anatel é que a capacidade em banda Ka dispare para 1822 transponders equivalentes, em C passe a 238,5 e em banda Ku vá a 302,11 transponders equivalentes de 36 MHz.

A ENTELCO TELECOM está disponibilizando cursos de de diversas tecnologias nas modalidades presencial e telepresencial ( On-Line EaD) ao vivo. Os cursos são disponibilizados com uma certa frequência aos alunos, mesmo aos que não possam participar de um treinamento presencial, poderão se inscrever em uma turma On-Line.

Em breve a ENTELCO TELECOM irá oferecer cursos VSAT em bandas Ka para alunos e clientes, a prova será desenvolvida no idioma português, juntamente com o material didático, com proposta de formar 200 técnicos certificados ao longo do ano.

As inscrições podem ser feitas pelo link  Cursos ENTELCO

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime