Band Steering UniFi – Como funciona?

Postado em 10/abr/2018 em Ubiquiti

Como funciona o Band Steering UniFi?

Primeiramente é bom lembrar que a Ubiquiti possui diversos recursos na Controladora, tais como o Band Steering UniFi.

Este é um recurso valiosíssimo quando bem utilizado. O administrador precisa entender um pouco mais deste recurso para que ele possa desfrutar de seus benefícios.

Então, vamos lá.

O Band Steering UniFi significa, direcionamento de frequência, ou seja, um recurso que preferencialmente aumenta as chances do beacom chegar até o dispositivo.

Geralmente os Pontos de Acesso Wi-Fi de grande porte, assim como os APs UniFi, possuem recursos de intervalos de tempo de transmissão do pacote wireless.

Os APs UniFi possuem um controle de modulação e intervalo de guarda que favorecem isto.

O que devo fazer para aplicar o recurso?

No AP em que se deseje aplicar ou tirar tais preferências, será necessário informar a opção de ação do beacom.

Com o Band Steering UniFi você pode ser direcionado para uma frequência específica automaticamente. É possível acrescentar o nome “SSID-5G” ao SSID, permitindo o usuário conectar-se à rede com o SSID-5G.

Isto é muito útil em ambientes de redes Wireless corporativas, onde os usuários estão familiarizados com o dia-a-dia e podem tomar uma decisão em qual rede se conectar.

Band Steering UniFi

Band Steering UniFi

Muitas vezes, devido aos sinais fortes e características de propagação da frequência de 2G encontramos algumas dificuldades.

Em cenários wireless com duas frequência, é possível conduzir os dispositivos clientes para a frequência de 5G para aumentar a capacidade e a distribuição de nossas redes Wi-Fi.

O recurso Band Steering UniFi usa uma implementação de direcionamento da propagação dos sinais em relação às frequências que poderão permanecer ou não conectadas aos seus respectivos APs.

Onde aprender recursos como o Band Steering Unifi e outras opções avançadas?

Basta você participar de uma turma do curso de Certificação OFICIAL da Ubiquiti

UEWA – Ubiquiti Enterprise Wireless Admin ( UniFi)

Faça sua inscrição agora mesmo e aprenda a dimensionar, planejar, calcular, configurar e garantir o funcionamento de uma rede Wi-Fi UniFi.

Seja um profissional qualificado.

Encontro você lá!!!

Abraços.

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM