Antena Setorial MikroTik – do que ela é capaz ?

Postado em 08/dez/2015 em MikroTik Provedores

Do que a Antena Setorial MikroTik é capaz ?

É uma antena setorial, ou seja, uma antena que atende a um setor de transmissão em radiofrequência, normalmente utilizada por provedores de acesso via rádio WISP. A Antena Setorial MikroTik, proporciona uma precisão elevada em sua área de cobertura, sendo possível delimitar a região em que se pretende atender.

Esta antena  setorial opera na faixa de 5 GHz com 30dBi de ganho em aba refletora interna. Projetada para acomodar perfeitamente os produtos da série Basebox e NetMetal (série RB900), mas também pode ser usada em qualquer dispositivo com conexão SMA, bastando acoplar o cabo flexível (pigtail) que é incluído no Kit.

Antena Setorial MikroTik

Antena Setorial MikroTik

Características Técnicas da Antena Setorial MikroTik

Ganho (dBi): 19 dbi
Frequência: de 5.17 a 5.825 GHz
Polarização: Vertical e Horizontal (defasada a 45 graus)
Ângulo/Feixe: 120 graus em azimute e 5 graus em elevação
VSWR: ≤ 1.43 (média)
Impedância: 50 ohms
Elevação e ajuste: 15 graus
Tamanho: 15cm x 60cm x 8cm (profundidade)
Peso: 1,3kg
Refletor: Aluminio
Conectores: 2x RP-SMA Fêmea
Preço aproximado R$ 400,00 (FOB)

Inovação da Antena Setorial MikroTik

O modelo tem um grande diferencial, que é a sua polarização com deslocamento de 15 graus na vertical e 360 graus giratório pelo tubo de fixação, ou seja, oferece uma capacidade de se deslocar no sentido radial em qualquer torre. Veja o diagrama de irradiação da antena Setorial MikroTik:

Antena Setorial MikroTik

Antena Setorial MikroTik

Dica Importante sobre Antena Setorial!

Quanto menor o feixe da antena, melhor para o enlace será, pois evita-se diversos problemas com este feito, como por exemplo, a reflexão.
Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS e sobre Antenas, a ENTELCO Telecom, oferece Cursos para o sistema operacional MikroTik e planejamento de Radio-enlaces Profissionais.

Os cursos podem ser acessados pelos links:

Curso Básico – MikroTik Network Associate 1;
Curso Básico – MikroTik Network Associate 2;
Curso Avançado – MikroTik Wireless Engineer;

Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais.

Um grande Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM