ANATEL prevê 5 anos de migração para redes IPv6.

Postado em 23/mar/2015 em Anatel Entelco Provedores

IPv6-ENTELCOO IPv6 será endereçado  partir de julho deste ano, para os novos usuários de Internet dos grandes centros. Para os clientes corporativos, a novo protocolo já está disponível, uma vez que as prestadoras concluíram a adaptação de suas redes em seus principais pontos de troca de tráfego (PTTs). Para os usuários antigos, o acesso à nova versão de endereçamento dependerá de solicitação à operadora  e registros de ASN.

O acesso ao novo protocolo em todo o País, segundo o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Bicalho, ainda demorará cerca de dois anos, mas a preocupação maior da agência é com a migração de conteúdos para o novo tipo de endereçamento que, até o momento, só aconteceu nos grandes players. “Mas isso dependerá de uma discussão maior”, disse Bicalho, que coordena o grupo de trabalho (GT) da Anatel que estabelece prazos para implantação do novo protocolo.

Em alguns casos, “Como em conteúdos públicos, o governo federal vem desenvolvendo uma série de atividades para a migração dos dados da administração federal. Na Anatel, a migração deve estar concluída nos próximos meses”, disse Bicalho.

A migração total do IPv4 para IPv6,  para o superintendente,  ainda deve demorar até cinco anos, mas enquanto isso, os usuários não serão prejudicados pela escassez de endereços na web. Há pelo menos três anos as operadoras estão usando tecnologias que permitem o compartilhamento do mesmo número de IP (CG-NAT 44) ou de alocação dinâmica, que permite ampliar o número de endereços já disponibilizado para cada operadora. Porém, essas soluções trazem algumas dificuldades, como o acesso remoto a sistemas de monitoramento por câmeras ou ainda para indicar inequivocamente o usuário do IP para fins de investigações criminais.

A solução encontrada pelo GT no primeiro caso é de que o usuário solicite um endereço IPv4 fixo, quando estiver disponível. “Já no caso de investigação criminal, há a necessidade de que os provedores guardem também os números da porta dos sites, além dos logs de acesso”, explicou Bicalho.

O uso do IPv6 garante ao usuário um bloco de endereços que facilitará a conexão de todos os equipamentos que ele tem em casa. Além disso, ressalta, o novo protocolo garante mais segurança na comunicação, já que usa um tipo de criptografia mais avançada.

Hardware

Os prazos para certificação de equipamentos adequados ao IPv6,  foram definidos pela Anatel. Desde janeiro, a indústria de cable modem não consegue habilitar seus produtos que não estiverem compatíveis com a nova versão do protocola. A partir de junho, a mesma exigência será feita aos terminais móveis e, em janeiro de 2016, deve ser estendida à banda larga fixa. “A norma para ADSL ainda está em discussão”, explicou Bicalho.

Bicalho voltou a garantir que os usuários, em entrevista concedida nesta sexta-feira, 20, que não serão afetados pelo processo de migração do IPv4 para o IPv6. Ele disse que os equipamentos compatíveis com a nova versão do protocolo já vêm sendo vendidos no País há três ou dois anos.

O estoque de endereços IPv4 administrado pelo NIC.Br está praticamente esgotado, e os números restantes estão sendo distribuídos de maneira muito mais criteriosa. Em algumas regiões, o estoque não existe mais, e algumas operadoras passaram a adquirir lotes de endereço no mercado paralelo.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime