Anatel libera primeira certificação WiMAX para empresa nacional

Postado em 17/jun/2010 em Wireless

Com a primeira autorização disponibilizada pela Agência Nacional de Telecomunicações no Brasil, fabricante Parks tem a esperança de que o processo de leilão do espectro de 3,5GHz seja concretizado em seis meses.
A Parks, fabricante nacional de equipamentos para telecomunicações, anunciou acreditar a liberação de novos blocos de frequência na faixa de 3,5GHz e que está preparada para atender a demanda que irá surgir. De acordo com a empresa, ela se tornou a 1ª a certificar-se no mercado para produção e comercialização no país desses produtos de quarta geração.

Com a meta de se antecipar à nova tendência de mercado para a introdução da tecnologia WiMAX no Brasil, a Parks investiu em 2008 US$ 2,5 milhões na expansão de sua planta industrial com a aquisição de novos equipamentos. Os investimentos realizados foram voltados para o desenvolvimento de produtos com freqüências na faixa de 3,5GHz. “Estamos muito esperançosos que ainda neste primeiro semestre saia o leilão de freqüências, pois somos uma empresa ‘verde-amarela’, realmente preparada para fazer frente às demandas futuras de equipamentos para suportar os novos serviços de acesso”, diz Mauro de Araújo, Diretor Comercial da Parks.

Juntamente a ampliação de sua unidade fabril, houve a criação de uma nova célula na área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, criando uma equipe técnica formada por profissionais especializados em tecnologias wireless. A Parks é participante efetiva do WiMAX Fórum, acompanhando assim tudo que está sendo desenvolvido sobre esta tecnologia no mercado mundial.

Fazem parte da família de produtos com tecnologia WiMAX 802.16d: estações base e CPES com e sem antena integrada, todos fabricados em território brasileiro, na Unidade Fabril Parks, com o apoio do FINEP. Os equipamentos para WiMAX 802.16d em 3,5GHz da Parks já estão certificados pela ANATEL.

De acordo com a fabricante, os produtos da linha WIMAX 802.16d da Parks contam com o PPB (Processo de Produção Básico) e podem ser financiados pelo BNDES. São utilizados em aplicações comerciais no território nacional.