Ai vêm o padrão 802.11ad – 60 GHz

Postado em 16/out/2014 em Wireless

PAdrao 802.11ad- ENTELCOA Samsung Electronics anunciou o desenvolvimento de sua tecnologia Wi-Fi que opera na frequência de 60GHz, esta permite velocidades de transmissão de dados de até 4.6Gbps, ou 575MB por segundo, um aumento de cinco vezes de 866Mbps, ou 108MBps, a velocidade máxima possível com dispositivos eletrônicos de consumo existentes . Como resultado, um filme de 1 GB levará menos de três segundos para ser transferido entre dispositivos, enquanto vídeos sem compressão de alta definição pode ser facilmente transmitido a partir de dispositivos móveis para TVs em tempo real, sem qualquer atraso nos pacotes ou conexão.

“A Samsung conseguiu superar as barreiras para a comercialização de equipamentos com 60GHz de frequência, onde tem um comprimento de onde eletromagnética de 5 mm (milimetros), ou seja, muito pequena e sensível, e “espera comercializar essa tecnologia inovadora”, disse Kim Chang Yong, chefe da DMC R & D Center da Samsung Electronics. “As novas e inovadoras mudanças esperam por aparelhos de última geração da Samsung, enquanto novas possibilidades foram abertas para o futuro desenvolvimento da tecnologia Wi-Fi”.

Ao contrário do 2,4 GHz tecnologia já muito utilizada e 5GHz Wi-Fi, o padrão 802.11ad em 60GHz no equipamentos da Samsung mantém a velocidade máxima, eliminando a interferência de co-canal, independentemente do número de dispositivos que utilizam a mesma rede. Ao fazer isso, a nova tecnologia da Samsung elimina a lacuna entre as velocidades teóricas e reais, e exibe a velocidade real que é mais de 10 vezes mais rápido do que a de 2,4 GHz e 5GHz nas tecnologias Wi-Fi atuais.

Padrao_WiGig_802_11_ad

Até agora, tem havido desafios significativos na adoção da tecnologia Wi-Fi 60GHz , como ondas eletromagnéticas muito pequenas que viajam pelo espaço com alta prioridade em seu conteúdo, principalmente o multimídia. O fato destas ondas serem muito pequenas torna a transmissão suscetível a perdas de percurso, conhecida como Path Loss resultando em sinais mais fracos com baixo desempenho de dados. Ao alavancar o projeto, a Samsung foi capaz de alcançar com sucesso a mais alta qualidade, viável comercialmente através de tecnologias Wi-Fi em 60GHz.

Além disso, a Samsung também melhorou a qualidade do sinal global através do desenvolvimento da primeira tecnologia de controle do mundo micro formação de feixes que otimiza o módulo de comunicações em menos de 1/3000 segundo, em caso de eventuais mudanças no ambiente de comunicação. A empresa também desenvolveu o primeiro método do mundo que permite que vários dispositivos para se conectar simultaneamente a uma rede.

11ad_TV_SMART_ENTELCO

Como é o caso com o espectro de 2,4 GHz e 5 GHz, a frequência de 60GHz utiliza um espectro não licenciado em todo o mundo, e a comercialização está prevista já no próximo ano. A Samsung planeja aplicar esta nova tecnologia para uma ampla gama de produtos, incluindo dispositivos de imagem e de áudio , bem como equipamentos de telecomunicações . A tecnologia também será fundamental para os desenvolvimentos relevantes para o Samsung Smart Home e outras iniciativas relacionadas com a Internet das Coisas.

Para saber mais sobre tecnologias Wireless e Radiofrequência, acesse www.entelco.com.br/cursos e faça um curso de seu interesse.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM