A Largura de Banda dos Rádios Ubiquiti airMAX !!!

Postado em 02/ago/2013 em Ubiquiti Wireless

 

 

Esta é a  Teoria da informação, que  é um ramo da teoria da probabilidade e da matemática estatística que lida com sistemas de comunicação, transmissão de dados, criptografia, codificação, teoria do ruído, correção de erros, compressão de dados, etc.

Claude Shannon (1916-2001) é conhecido como “o pai da teoria da informação”. Sua teoria define o modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits ou seja, define a velocidade. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.

Para rádios como a linha airMAX da Ubiquiti, é necessário se preocupar com a largura do canal a ser utilizado, pois isto proporcionará, mais ou menos banda, mais ou menos interferência, entre outros fatores primordiais para um planejamento correto de enlaces Wireless. A relação é quanto maior a largura do Canal ( 10, 20 ou 40 MHz) mais dados é possível passar, porém, mais interferência será gerada e recebida. A proposta de um enlace adequado não é tão simples como parece, pois a cada faixa de canal utilizado, deve ser estudado o tipo de modulador e esquema de códigos que serão utilizados em cada situação, assim como os MCS que variam de 0 a 15 na maioria dos rádios desta linha.

A ENTELCO tem disponível em sua gama de cursos, o treinamento de Ubiquiti airMAX OFICIAL com a prova de certificação. Este treinamento aborda o conteúdo fundamental de planejamento de Radiofrequência, onde são estudados tópicos de Unidades de potência e recepção, o decibél (dB), a interpretação de como e onde devem ser utilizado um equipamento WiFi e o seu alcance, quais distâncias são possíveis fechar em enlaces ponto a ponto, ou mesmo ponto a multi-ponto. Recursos dos equipamentos Ubiquiti da linha airmax e os seus modos de operação como:  • Peer (Ad-hoc); • Infra-estrutura (Infrastructure);  • Access Point • Backhaul – PTP Ponto a Ponto • PTMP Ponto a Multi-Ponto • WDS – Sistema de Distribuição Wireless • Scan List, Shifting, Burst, LEDs, Signal Strentgh, Tx e Rx .

Serão abordados tópicos e recursos do airOS que é o sistema operacional da Ubiquiti, onde são possíveis implementar recursos da tecnologia TDMA nos pacotes de transmissão Wireless e funções de MIMO 1×1 e 2×2. Serão explanados os assuntos de modulação e a melhor banda, a relação entre o Sinal e o Ruído, além de diversos cálculos de enlace, Fresnel, Recepção, Banda por rádio AP, número de clientes por cada equipamento.

Serão efetuados cálculos em curso, baseados em informações reais e cenários diversos que podem ser a situação real do aluno em seu projeto, portanto o aluno deverá levar o maior número de informações ao curso, pois mesmo em treinamento, cada participante já terá informações para solucionar diversos problemas em sua rede.

Para fazer a inscrição basta acessar o link deste módulo .

Por

Redação

ENTELCO TELECOM