A Antena de um Radio-enlace pode ser fundamental em seu resultado e qualidade.

Postado em 04/out/2013 em Provedores Wireless

Em propagação de sinais de RF, podemos entender que os elementos eletromagnéticos são “espalhados” em todo o ambiente em que se está irradiando o sinal gerado pelo transmissor através de uma ou mais antenas, portanto, a primeira regra sobre o fator entre a ligação de um ponto a outro no quesito irradiação de um enlace é a diretividade da antena, onde, através de um feixe, “ilumina-se” uma determinada área.

Esta região que recebe o sinal por sua vez, deve ter uma referência, que é chamada de ruído, mas ele deve existir, ou então não teríamos a sequência de transmissão, mas este ruído, precisa ter uma certa distância do sinal efetivamente recebido do transmissor inverso. É neste ponto, onde a maioria dos profissionais que projetam um enlace e não são especializados em RF, criam problemas ao seu próprio propósito. Aparentemente este assunto é simples, mesmo aos “não engenheiros”, pois a impressão que temos é de apenas colocar um Rádio transmissor potente e uma antena “boa”, e ai o restante acontece por osmose, mas felizmente isto não é bem assim. Será preciso um pouco mais de esforço e empenho para que este enlace fique a contento.

As antenas em um dimensionamento de Radio-enlace, podem ser responsáveis por boa parte da qualidade e estabilidade de um link, no entanto, para que o dimensionamento correto seja feito, é preciso estudar alguns elementos de Telecomunicações, tais como:

  • Propagação de sinais;
  • Amplitude;
  • Intensidade;
  • Sensibilidade;
  • Ruído;
  • Interferência;
  • Modulação;
  • Entre outros;

A partir do iluminador de uma antena, nós temos o espectro, onde não detemos o domínio como num cabo ou mesmo na fibra óptica, assim deveremos classificar nossa antena, obviamente em conjunto aos outros elementos, Rádio, potência, sensibilidade  e lista que apresentei acima. Na sequência, podemos adotar um critério de calcular nosso enlace. Mesmo não sendo um especialista, você deverá buscar conhecimento para tal. Sendo assim, basta somar todos estes elementos e aplicá-los ao seu enlace.

Continuando com os aspecto do iluminador da antena, deveremos nos preocupar com a visada, dependendo da tecnologia, pois se o assunto  é utilizar Wi-Fi para elaborar este projeto, a cautela deverá ser maior é claro, mas sem muitas preocupação, basta você juntar as peças certas na posição adequada e tudo ficará bem. Algumas tecnologias regeneram os sinais a partir de sua reflexão, mas isto não cabe os Rádios Comuns que encontramos no mercado ao baixo custo.

Ao determinar uma antena para enlaces Ponto a Ponto (PtP) deve utilizar antenas com lóbulo de irradiação e feixe menor possível, para iniciar o processo de qualidade no resultado de seu projeto. Em verdade, até mesmo as células de distribuição, conhecidas como Ponto Multi-Ponto (PtMP), muito utilizado por provedores WISP, deveriam adotar o critério de diretividade, pois isto diminuirá o número de problemas a todos, inclusive quem não tenha nada haver com sua empresa.

Atualmente encontramos no mercado algumas marcas que facilitam a vida de muitas pessoas, como por exemplo, MikorTik, Ruckus, Ubiquiti, e vários outros fabricantes, mas dentre estes, aplica-se uma filosofia de  “o meu é melhor e mais fácil de instalar”, isto voltado aos fabricantes. Mas não basta você adquirir estes equipamentos de prateleira, especificados por um vendedor comercial sem o devido conhecimento, portanto, procure empresas que tenham funcionários técnicos com o conhecimento voltado a aquele produto, ou então você deverá procurar o conhecimento através de cursos e treinamento. Aliás, em meus treinamento, eu procuro focar a necessidade dentro de cada conteúdo, levando até o aluno ou cliente a maior número de informações direcionadas, mas como regra seguimos conteúdos didáticos específicos, onde requerem o conhecimento anterior, base de infraestrutura, protocolos, serviços, transporte IP, etc.

Para isto, aos que buscam conhecimento, podem consultar os cursos de planejamento, tanto de Radiofrequência em Infraestrutura que pode ser vista no curso de planejamento de Radio Enlace, quanto sobre algumas marcas em curso de planejamento de Enlaces Ubiquiti ou até mesmo no curso de planejamento de enlaces MikroTik  . Vale lembrar que não é em poucos dias que é possível conhecer tudo o que é necessário para fazer o melhor enlace, mas dependerá do esforço e dedicação de cada um para aprimorar o conhecimento transmitido ao longo de um treinamento.

Por

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM