5 Sinais indicadores de que seu Provedor está com sérios problemas.

Postado em 03/dez/2014 em Provedores

problemas de provedor - entelcoAtualmente no mercado WISP, Wireless internet Service Provider, ou  mais conhecido como Provedor via Rádio, são encontrados diversos perfis de empresas e empreendedores. Cada região tem um perfil, necessidade, particularidades, entre outros itens, porém, o objetivo é o mesmo, levar internet ao usuário final. Parece fácil, mas não é bem assim.

Um provedor mal projetado pode dar sérios indícios de problemas, é onde começam as dores de cabeça. Para isto preparei uma lista de 5 dificuldades principais e o que fazer para encaminhá-las ou resolvê-las.

1- O provedor tem chamados ou telefonemas de clientes reclamando da mesma dificuldade ?

2- Um problema surge “do nada” e da mesma forma, “do nada”, ele deixa de ocorrer, ou talvez nem pare ?

3- Você diz que sua rede está ótima, mas só de vez em quando ela tem variações de Sinal ?

4- Você reinicia algum ou alguns equipamentos em sua estrutura sem saber o porquê, e “do nada” fica “bom” ?

5- Na hora do problema, você corre para soluções, tal como, tentar aplicar as configurações de um colega ou até mesmo um estranho de algum fórum ?

Bem, se qualquer um destes indicadores estiverem acontecendo com você, eu diria que você realmente tem problemas, mas se  3 ou mais destes problemas estiverem ocorrendo, aí sim você está com sérios problemas. A estabilidade de seu provedor, depende desses problemas serem resolvidos e não voltarem a acontecer com frequência, apenas se ocorrer por questões climáticas ou atmosféricas.

Estes problemas são sinais de falta de conhecimento na área de Telecomunicações e de arquitetura TCP/IP, mas nem tudo está perdido. Os problemas não podem se espalhar, então você precisa isolá-los, e dessa forma, ficará mais fácil de identificar ou resolver o(s) problema(s).

Assuntos pertinentes a Telecomunicações são muito importantes para a infraestrutura de um provedor, para que a rede tenha estabilidade, é preciso um bom empenho e grandes estudos. O caminho mais correto e adequado é você adquirir conhecimento e depois aí sim, projetar uma rede com este perfil. Mas outra opção maios rápida é contratar um consultor ou um profissional, certificado, especializado, ou com grande e sólidos conhecimentos na área, mas acaba ficando mais cara, e nem sempre o empreendedor tem a verba disponível.

O caminho correto é, primeiro conhecer sobre infraestrutura, Sinal de radiofrequência, cabos, conectores, antenas, etc., e em seguida partir para o conhecimento da rede lógica, onde tratamos da arquitetura TCP/IP se for o caso. É preciso ter consciência de que tal conhecimento não se obtém em um espaço curto de tempo, como dias, ou semanas. A jornada é um pouco longa, mas dependerá de seu objetivo. Para o profissional empreendedor, o famoso “dono de provedor”, pode fazer uso de cursos mais rápidos, de curta extensão, agora para aqueles que querem se tornar profissionais do ramo e especialistas no assunto, para poder oferecer consultorias e assessorias com muita segurança, aí sim, é interessante se partir para um curso de graduação tecnológica ou então uma engenharia.

Os cursos rápidos já dão uma grande diretriz ao profissional, resolvendo vários dos problemas encontrados, ou até mesmo, a analisar diversas situações, mas o importante é estudar e optar pelo caminho correto para a sua necessidade.

A ENTELCO Telecom, oferece tanto Consultoria, Assessoria quanto Cursos para toda as linhas de um provedor via Rádio. Os cursos podem ser escolhidos e acessados pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/ .

A idéia da ENTELCO é levar até você usuário, empreendedor ou profissional da área, várias formas de solução, utilizando assim, diversos fabricantes, como Ubiquiti, MikroTik, NEC, CISCO, entre outros.

 

Por

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM