Tecnologia 4G com LTE no Brasil já é realidade

Postado em 19/maio/2013 em Tecnologias

TECNOLOGIA 4G

Em entrevista em Brasília no mês de maio, o Ministro Paulo Bernardo falou aos jornalistas sobre o lançamento da tecnologia 4G que começou a operar oficialmente nas seis cidades sede da Copa das Confederações no dia 30 de abril. Destacou que vinculada ao serviço de quarta geração de internet, as operadoras receberam a obrigação de investir na implantação da internet rural que deve começar a operar no ano que vem. “Temos esse período maior, este ano inteiro de “feriado” digamos assim, para as empresas terem tempo para desenvolver tecnologia de 4 geração LTE para a frequência de 450Mhz, o nosso grande objetivo é popularizar o máximo a internet na área rural com qualidade, esse é o grande desafio”, disse Bernardo.

O Brasil E A COPA DO MUNDO.

O Mionistro transmitiu aos correspondentes que a Telebrás ficou encarregada de fazer uma parte dos trabalhos relativos a Copa do Mundo e já instalou um “anel metropolitano” de fibra óptica em todas as cidades da Copa das Confederações que dará o suporte pra geração das imagens da FIFA. “Todas as imagens vão ser feitas em cima da infraestrutura montada pela Telebrás e está em fase final instalação de transmissão e recepção para celular 2G, 3G e 4G dentro dos estádios também”.

INTERNET EM LARGA ESCALA

O governo fez um movimento “grande e importante” em 2011 : a negociação de universalização de telefonia com as empresas concessionárias com a troca de metas a serem cumpridas como colocar orelhões, “coisas que já não faziam mais nenhum sentido” pelo compromisso de vender a internet com preço mais popular.

Conforme informado pelo ministro, foi fixado em 35 reais o valor máximo a ser cobrado para uma velocidade mínima de 1 megabit/s. O ministro disse que este foi um “movimento importante já que em 2011 o preço médio girava em torno de 70 reais”. Fez a ressalva de que em estados como São Paulo ou Paraná por exemplo, o valor era menor por ter infraestrutura, mas no interior do Brasil ou cidades no Norte ainda se paga entre 300 e 350 reais por conexões de menos de um megabit/s.

A internet popular e os demais investimentos e medidas do Programa Nacional de Banda Larga, como as desonerações para modems, tablets e smartphones e para construção de modernização de redes de fibra óptica foram importantes para o crescimento do acesso e redução de preços. Segundo Bernardo, a União Internacional de Telecomunicações divulgou levantamento mostrando que de 2010 a 2011 os preços de telecomunicações no Brasil diminuíram 46% “Houve, de fato, uma queda específica e isso é responsável pelo crescimento do setor”.

 

CONHECIMENTO TECNOLÓGICO

A ENTELCO oferecerá em breve, cursos de tecnologias como o  LTE. Os cursos oferecidos podem ser encontrados em http://www.entelco.com.br/cursos .
Por Redação ENTELCO TELECOM

Fonte: Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br)