MU-MIMO – A nova geração do Wi-Fi.

Postado em 07/fev/2017 em Ubiquiti Wireless

O Avanço do Wi-Fi

Para explicar o que é MU-MIMO, precisamos falar um pouco mais sobre a sigla MIMO. A tecnologia já é bem comum entre os administradores e projetistas de redes Wi-Fi.

A sigla significa, Múltiplas entradas e Múltiplas Saídas. Neste caso, as entradas e as saídas são as antenas de um Rádio transmissor.

Sub-dividida em SU-MIMO e MU-MIMO, a tecnologia deriva em vários pontos. Um destes pontos é o avanço atingido com o objetivo de aumentar a velocidade de redes sem fio, sejam domésticas, corporativas ou até de celulares.

Atualmente o mundo está cada vez mais conectado, e tudo isto se torna fundamental um alto desempenho. Os smartphones, tablets, notebooks e até mesmo eletrodomésticos que já acessam a Internet já precisam do desempenho.

Do que se trata a tecnologia MU-MIMO

Assim como comecei a explicar anteriormente, a tecnologia utiliza várias antenas para transmitir o sinal e os dados em uma rede.

Portanto, quanto mais antenas o AP tiver, mais rápida e eficiente será a transmissão e recepção dos dados aos diversos aparelhos conectados a ele.

Atualmente os APs utilizam muito o padrão IEEE 802.11n e seu sucessor, o padrão 802.11ac, que já é uma realidade, proporciona tais recursos e funcionalidades.

Uma das melhorias é na velocidade de transmissão e recepção deste padrão, que gasta menos energia e tem uma segurança mais elevada na marioria dos fabricantes.

O que é efetivamente o MU-MIMO ?

Esta é a nova geração de tecnologias incorporadas ao padrão IEEE 802.11ac. A sigla MU define “Multi-Users”, ou seja, Múltiplos usuários simultaneamente transmitindo e recebendo dados do AP.

Fisicamente todos os dispositivos ficam associados ao ponto de acesso, no entanto, apenas um transmite e recebe por vez.

MU-MIMO

Comparação entre MIMO e MU-MIMO

Com a evolução do MIMO para o MU-MIMO, os equipamentos encarecem um pouco, mas isto faz parte do desenvolvimento tecnológico. Com o tempo os valores desta geração vão caindo, pois a tendência é que a demanda aumente. Com a maior demanda de uso no mercado, a tendência é realmente que os preços fiquem mais baixos. Assim como já ocorre com os Access Points que possuem o padrão 802.11ac atualmente no mercado.

Como posso aprender a projetar uma rede Wi-Fi?

Venha fazer parte deste time de novas tecnologias e profissionais especializados. Faça um dos nosso cursos:

Curso OFICIAL presencial UEWA

Curso On-line Telepresencial UniFi

Até lá,

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM