CRS MikroTik – Switch ou Roteador?

Postado em 14/mar/2016 em MikroTik

CRS MikroTik – 24 Gbps de throughput

Diversas vezes me deparei com alguns comentários sobre equipamentos MikroTik não atingirem a velocidade proposta, mas a maioria deles estão equivocados ou foram mal interpretados.

A MikroTik possui uma linha interessante de Cloud Router Switch, ou seja, são equipamentos que podem ser utilizados como um Switch MikroTik ou como um roteador repleto de recursos e funções.

A série de routerboard MikroTik é conhecida como família CRS e existem alguns modelos disponíveis atualmente, tal como:

  • CRS112-8G-4S-IN
  • CRS109-8G-1S-2HnD-IN
  • CRS210-8G-2S+IN
  • CRS212-1G-10S-1S+IN
  • CRS125-24G-1S-IN
  • CRS125-24G-1S-RM
  • CRS125-24G-1S-2HnD-IN
  • CRS226-24G-2S+RM

A maioria dos modelos dispõem do recurso mais cobiçado para os racks, que é a modalidade Switch, ou seja, interfaces extras para gerência, administração, isolamento, tratamento, entre outros recursos que os profissionais de T.I. buscam.
Neste mercado que envolve o fabricante e a exigência do usuáio final, e em projetos de derivação, onde são necessários roteadores profissionais como routerOS, há uma dificuldade muito grande para ramificar as redes, sendo necessário, a aquisição de equipamentos Switch, onde são feitas as distribuições de toda a rede, e principalmente utilizando marcas famosas como HP, CISCO, entre outras conhecidas neste mercado.
Mas agora a MikroTik decidiu entrar de vez nesta linha Switching, mas com uma enorme vantagem, o routerOS, ou seja, será o mesmo roteador de sempre, porém com todas as funcionalidades do sistema operacional.

 

CRS MikroTik

CRS MikroTik

Assim como já publicamos um comparativo no post Switch MikroTik versus Roteador, fizemos um teste mostrando a elevação de desempenho em relação a CPU (processamento) do equipamento, agora estou mostrando agora outras vantagens em relação ao desempenho e velocidade deste equipamento.

Como se deve realmente usar um CRS MikroTik ?

Explicando de maneira mais técnica, um Switch MikroTik de camada 3 pode ser totalmente funcional, assim como os roteadores, porém, vale lembrar que existe uma diferença entre recursos, consumo e o seu desempenho, Para isto, é necessário conhecer um pouco mais sobre as arquiteturas TCP/IP, onde tratamos de serviços e é da poderosa família RouterOS. Todas as opções de configuração do switch MikroTik estão disponíveis em um menu especial “Switch”, mas se necessário, as portas podem ser removidas da camada principal e utilizadas apenas para fins de encaminhamento de pacote (camada 2).

 

CRS MikroTik

Tabela de Velocidades CRS MikroTik

 

Alguns testes foram executados apenas como transporte, ou seja, em camada 2. No momento da transição, é possível perceber a queda do consumo de processamento, pois a partir deste momento, começou a se utilizar recursos de CPU (Hardware) e não mais do sistema operacional, o routerOS.
Fica também uma limitação de recursos, onde, se o objetivo é apenas transportar (Switch), realmente não é necessário utilizar o lado roteador (routerOS). Portanto, o desempenho aumenta, se o quesito é apenas transportar.

O aumento significativo de velocidade que houve quando o equipamento foi devidamente configurado, aumentando a velocidade de 2 Gbps aproximadamente, para 2.5 Gbps.

CRS MikroTik

Gráfico comparativo de CRS MikroTik

 

É muito importante ressaltar, que também é possível em modo Switch MikroTik, isolar portas, sem mesmo usar VLAN, mas em outra camada. Além de que, também é possível criar as LANs virtuais (VLAN) mesmo neste modo de operação.

A grande questão, é se aprofundar em conhecimento da arquitetura TCP/IP e para isto, a ENTELCO oferece diversos cursos, onde é possível entender e aprender as funções tanto do modo roteador, quanto Switch.

Onde aprender a configurar um equipamento CRS MikroTik

Vários destes tópicos são abordados em treinamentos de MikroTik, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM.
Eu sempre falo que estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresários e provedores de internet WISP. O conhecimento é fundamental para um provedor ou empresa de integração na área de Telecomunicações ter um bom resultado com seus serviços e produtos.
Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados, assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS destes modelos de RB´s e CRS MikroTik, a ENTELCO Telecom, oferece cursos para o sistema operacional MikroTik.

Os cursos podem ser acessados pelo link:

Curso MikroTik Network Associate, inscreva-se Já !

Eu considero a necessidade do conhecimento pelo caminho mais adequado e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, algo muito importante, onde, o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais.

 

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM