AP Ubiquiti – Quantos clientes comporta ?

Postado em 08/jun/2016 em Ubiquiti

Quantas estações / clientes podem se conectar em um AP Ubiquiti ?

Um dos  assuntos mais preocupantes em um projeto de Células para Provedores, é a qualidade de sinal, onde cada local de uma torre (Access Point) deve ser planejado. Uma rede Corporativa WISP ou mais conhecida como Provedor via Rádio, precisa ter a garantia de estabilidade e velocidade, desde que projetada corretamente, e para isto, é necessário aprender a calcular uma célula, que depende de vários fatores, tais como, Perfil de usuário, velocidade a ser entregue a cada usuário, qualidade do sinal recebido, modulação referente ao sinal recebido, índices de reflexão, taxas de velocidade real (Ex. TCP), nível de retransmissão, entre outros pontos importantes.

AP Ubiquiti

Célula WISP com Rocket Ubiquiti

O primeiro passo para um cálculo correto é entender a parte física (sinais), em seguida, atribuir o número de APs que atenderão o projeto, então, vamos ao cálculo:

Como Calcular uma Célula com AP Ubiquiti

Após o sinal ser identificado (em porcentagem) podemos calcular a capacidade daquela célula. Em nosso humilde exemplo, utilizaremos uma Célula/AP com 3 estações, um deles com 99% de sinal, outros com 50% de sinal e o último com 25% de sinal em relação a qualidade, ou seja, temos um cenário variado justamente para criar uma simulação próxima da realidade. O SNR de cada usuário será diferente:

Estação 1 = 99% = SNR de 33 dBm

Estação 2 = 50% = SNR de 26 dBm

Estação 3 = 25% = SNR de 16 dBm

Neste exemplo, criaremos uma situação delicada em relação a velocidade, pois teremos estações que atingirão baixas taxas de transmissão de velocidades.

AP Ubiquiti

Equação de % Sinal UniFi ENTELCO

Considerações Físicas de uma Célula WISP:

Largura de Canal = 20 MHz

MIMO = 2×2

AP Ubiquiti

Tabela de Velocidades

Intervalo de Guarda = Curto

Velocidade de cada estação  em um AP Ubiquiti

Estação 1 = 144,4 Mbps > Throughput TCP = 72,2 Mbps

Estação 2 = 115,6 Mbps > Throughput TCP = 57,85 Mbps

Estação 3 = 43,3 Mbps > Throughput TCP = 21,65 Mbps

Tráfego de uma rede WISP com AP Ubiquiti:

Em relação a velocidade nominal podemos considerar 50% para a velocidade “real” em tráfego TCP, ou seja, dividimos a velocidade por 2.

Para calcularmos a célula toda, dividiremos um total de 100%, por 3, que é o número de usuários nesta situação, portanto, teremos 33,33% para cada estação.

33.33% * 72,2 Mbps = 24,067 Mbps

33.33% * 57,8 Mbps = 19,267 Mbps

33.33% * 21,65 Mbps = 7,217 Mbps

Total Agregado de 100%

7,217 + 19,267 + 24,067 = 50,551 Mbps

Neste caso foram somadas as velocidades que cada estação conseguirá atingir com as suas qualidades em percentuais equivalentes.

Conclusão Final de uma rede com AP Ubiquiti

A velocidade total desta célula será de até 50,5 Mbps (“Real”), devido a variação de sinal e velocidade de cada usuário conectado a esta célula. Mesmo que um equipamento traga as informações comerciais que ele opere até 300 ou 450 Mbps, temos uma série de fatores que precisam ser estudados para atingirmos tais velocidades.

Vale lembrar que é um cenário definido por exemplos, mas a nossa realidade é muitíssimo parecida com este exemplo. No final das contas, temos uma limitação de velocidade devido ao sinal ser baixo em alguns casos, assim como da estação 3 que podemos classificar como um sinal péssimo. Temos muitos pontos que devem ser avaliados em uma rede, então, não basta ter sinal forte, ou ter uma latência (ping) baixa.

Você gostaria de aprender mais ? Então fica aqui meu convite a participarem de um curso de planejamento para rádios Ubiquiti, onde, você poderá aprender todo o planejamento de uma célula Wireless com equipamentos Rocket Ubiquiti, além das configurações em níveis avançados.

Os cursos estão disponíveis no site da ENTELCO em formato EaD (On-Line ou Presencial)

Curso Ead Ubiquiti Total Provider

Curso Presencial Oficial UBWA

onde, eu Rogério Barion e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores oficiais da Ubiquiti Networks Americana, estamos treinando turmas em todo o Brasil. Torne-se já um consultor Oficial Ubiquiti da linha airMAX,  e aprenda sobre muitos assuntos que serão utilizados em seu dia a dia.

Faça parte de um mercado especializado Wireless, pois nosso país está carente de profissionais qualificados.

Até lá,

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM