CCQ Ubiquiti e Modulação, Como Configurar?

Postado em 19/maio/2016 em Ubiquiti

Entenda sobre a modulação de um rádio

Entenda como funciona a modulação e o CCQ Ubiquiti. A Modulação de um Rádio Transmissor é  o processo de variação de amplitude, intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador. Modulação é a chave para a comunicação digital. Ela pode transformar a forma de onda em um símbolo digital definida para a transferência de dados. Os “símbolos” do conjunto de símbolos pode ser qualquer combinação destes parâmetros. Ainda existe a codificação sobre a modulação que é conhecida pela sigla MCS, onde é possível combinar outras variáveis que falarei em outro artigo.

CCQ Ubiquiti

Modulação e CCQ

Seguem 2 exemplos de moduladores utilizados em Rádios Transmissores:

 

BPSK (Binary Phase Shift Keying)

É uma modulação robusta, que consiste em apenas dois símbolos produzidos por mudanças de fase

  • Vantagem: Muito robusto, baixo SNR requerido.
  • Desvantagem: Apenas 1 bit por símbolo, portanto e lento.
CCQ Ubiquiti

Modulação binária

 

256 QAM (256 Quadrature Amplitude Modulation)

Modulação de Amplitude em 256 Quadraturas

  • Vantagem: 8 bits por símbolo (até 32 vezes mais rápido que o BPSK)
  • Desvantagem: É requerido um sinal mais forte e não é tão robusto como BPSK.
CCQ Ubiquiti

Modulação e CCQ

 O que é CCQ Ubiquiti?

O CCQ é um índice que avalia a qualidade da conexão de um cliente/estação wireless. O nível baseia-se em um valor percentual, no qual 100% corresponde a um estado perfeito do link. Quando o índice está abaixo de 99%, significa que há retransmissões, ou seja, o sinal está sendo retransmitido. Este efeito pode ser por diversos motivos, tal como, visada inadequada, reflexão em paredes, vidros espelhados, telhados de zinco, entre outras possibilidades.
 .
CCQ Ubiquiti

CCQ

Como e Onde aprender estes tópicos avançados ?

Estes tópicos são abordados em treinamentos de Radiofrequência, tais como oferecidos pela ENTELCO TELECOM. Eu sempre digo que estes são assuntos que deveriam chegar com mais facilidade aos empresários e provedores de internet WISP. pois são conhecimentos fundamentais para um provedor ou empresa de integração na área de Telecomunicações, terem bons resultados com seus serviços e produtos. Para qualquer rede, deve-se primeiramente elaborar um planejamento adequado, prever investimento e prospectar os resultados, assim, é possível que diante de um projeto, os resultados sejam favoráveis e o principal item a ser levado em conta é a qualidade.

A ENTELCO TELECOM oferece os curso Ubiquiti airMAX oficial UBWA, com certificação técnica. Eu e o meu amigo Edgar Yukio, somos instrutores oficiais da Ubiquiti Networks (UCT), e somos especializados em Engenharia de Telecomunicações e em arquiteturas TCP/IP e durante os treinamentos faremos várias abordagens sobre os temas aqui explanados assim como outros diversos assuntos de comunicação em radiofrequência Ubiquiti. Os  cursos Ubiquiti, promovem o conteúdo de:

  • Fundamentos de Rádiofrequência,
  • Planejamento de link e enlace,
  • Configuração de VLAN,
  • Segurança e isolamento do Enlace,
  • Configuração de equipamentos da linha airMAX como Rocket, Power Bridge, Nano Bridge entre outros,

Os cursos oferecem aos alunos, uma capacidade elevadíssima de conhecimento em telecomunicações para aplicações dos equipamentos Ubiquiti. Os cursos são oferecidos em todo o Brasil, iniciando em São Paulo Capital, Rio de Janeiro, Belém, São Luis, Recife, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte entre outras cidades a serem divulgadas.

Os interessados deverão se inscrever pelo link:

Curso Oficial de UBWA – Ubiquiti Broadband Wireless Admin 

Nos encontraremos lá.

Grande Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM