Wi-Fi nas ruas de São Paulo irão dobrar em 2015.

Postado em 04/fev/2015 em Wireless

Wi-Fi Livre SP - ENTELCOPelo menos mais três licitações em 2015 envolvendo o projeto de cidade inteligente, estão sendo planejadas pela Prefeitura de São Paulo,  segundo informou o secretário de Serviços do município, Simão Pedro, nesta terça-feira, 3, na Campus Party. Além de dar prosseguimento com o projeto de expansão do programa Praças Digitais, a administração quer também implantar iluminação inteligente nas vias e ressuscitar os telecentros, agora com uma nova abordagem.

Deverá ter a meta duplicada para 240 unidades o projeto Praças Digitais, apesar de ainda estar devendo 12 a serem entregues – estão em funcionamento atualmente 108 praças, das 120 programadas para 2014. Assim, deverá ter a segunda fase implantada neste ano, cobrindo ao menos cada um dos 96 distritos de São Paulo. “Esse ano nossa coordenadoria tem a intenção de abrir outro processo para financiamento de praças digitais para duplicar esse número”, disse. “A ideia é trazer o acesso à Internet como serviço público”.

Os novos telecentros serão chamados de Fab Lab (do inglês “fabrication laboratory”), ou centros digitais que oferecem não apenas conectividade, mas também recursos como equipamentos e auxílio qualificado. A ideia é implantar o conceito em 12 unidades até o final do ano, com uma simulação já na Campus Party. “A gente queria ter um telecentro do futuro, que oferecesses novos equipamentos e ferramentas, que pudesse ser suporte a pequenos empreendedores. É um espaço público para oferecer acesso à Internet e a ferramentas modernas, como a impressora 3D, mas não só para jovens e estudantes, mas também ter um espaço educativo, que a comunidade possa utilizar”. A prefeitura deve lançar o edital de licitação ainda nesta semana ou, “no mais tardar”, na próxima. “Vamos lançar edital, comprar equipamentos e investir muito em capacitação também.”

A idéia é de atingir a periferia da capital paulista na primeira fase: a primeira unidade deverá ser na Cidade Tiradentes, seguida de um Fab Lab no centro cultural da Freguesia do Ó, no Parque do Jóquei (Butantã) e na antiga estação de Itaquera. “Vamos ter no centro também, porque moram 20 mil pessoas lá, mas circulam 2,4 milhões de pessoas”, afirma Simão Pedro.

A prefeitura deverá ainda promover um hackatoon (maratona de desenvolvimento) para aplicativos de serviços públicos para a cidade. “São Paulo é uma cidade inteligente, mas ficou um pouco atrás e queremos recuperar o tempo”, declarou Simão Pedro.

A ENTELCO TELECOM oferece treinamento oficiais da linha UniFi e MikroTik, que podem ser aplicadas em provedores, universidades, escolas e qualquer outro estabelecimento que haja a necessidade de propagação das redes Wireless Wi-Fi. A empresa conta com vários especialistas na área de Telecom e na linha UniFi, o engenheiro Rogério Barion e o especialista Edgar Yukio Ishibashi por serem instrutores oficiais da Ubiquiti Networks aqui no Brasil.

As informações da assessoria, consultoria e treinamento na linha Ubiquiti pela ENTELCO TELECOM, podem ser encontradas no site da empresa através do link http://www.entelco.com.br/cursos/  e para informações sobre consultoria e/ou assessoria, os interessados podem entrar em contato através do telefone (11) 3522-5544 ou pelo website http://www.entelco.com.br/

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime