Wi-Fi Gratuita já é realidade.

Postado em 22/out/2013 em Tecnologias Wireless

 Foi implantado na cidade de Veneza, na Itália uma rede de banda larga sem fio pela empresa de energia e automação, a ABB. O contrato firmado com o município garante o acesso gratuito à Internet para moradores e empresas, e cobra uma taxa bem suave para o acesso dos turistas.

Segundo a empresa, a rede possui nós fixos e móveis, e pode lidar com mais de 200 GB de dados e 40 mil assinantes por dia. Para construí-la, foram necessários 200 roteadores sem fio com tecnologia Mesh instalados com proteções discretas pela cidade. A solução alterna automaticamente entre as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz para que seja possível garantir o sinal em ruas estreitas e sinuosas. Também foram implantados roteadores que fornecem roaming aos usuários de ônibus aquáticos.

A iniciativa Free ItaliaWiFi  faz parte do projeto, cujo objetivo é criar uma área nacional de redes gratuitas de banda larga sem fio. Os primeiros locais a adotarem a iniciativa foram Roma, Veneza e Sardenha. Atualmente, o projeto possui 41 redes, 2.130 hotspots Wi-Fi e 427 mil membros no país.

Atualmente a ENTELCO TELECOM dispõe de cursos na área de radiofrequência que envolvem estes tópicos e conhecimento e os cursos podem ser encontrados no site da entelco http://www.entelco.com.br/default/cursos/ .

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM