Wi-Fi atinge velocidades Gigabit Ethernet?

Postado em 31/jan/2017 em Ubiquiti

Uma rede Wi-Fi atinge velocidades Gigabit?

Para explicarmos este feito de que uma rede Wi-Fi atinge velocidades Gigabit ethernet, será preciso falar de outras tecnologias.

Desde o início da Internet, uma série de melhorias tecnológicas foram necessárias para facilitar as velocidades que os usuários têm esperado. Do dial-up para DSL e de 802.11b para 802.11ac, podemos citar algumas mudanças que ajudaram a enriquecer a experiência de acessibilidade.

Da mesma forma o Wi-Fi trouxe muita experiência adicional sobre conexões ethernet, porém, com velocidades reduzidas. Para atenuar essas limitações, a tecnologia Wi-Fi evoluiu para aumentar as velocidades, assim como os padrões ethernet (Ex. de 10/100 Mbps para Gigabit Ethernet).

Nos últimos anos, o Wi-Fi aproximou-se da velocidade do Gigabit Ethernet. Este é o padrão usado pela maioria das conexões ethernet para enviar e receber dados. Neste post, avaliaremos a velocidade dos dispositivos sem fio atuais e como eles se comparam ao Gigabit Ethernet.

Comparando o Gigabit Ethernet com o Wi-Fi

É importante que olhemos para redes Ethernet da mesma forma que fazemos em redes Wi-Fi para nos ajudar a comparar as velocidades. Se a rede Ethernet fosse comercializada como um dispositivo Wi-Fi, seriam com as seguintes velocidades:

Wi-Fi atinge velocidades Gigabit

Comparativo Ethernet

Observe que a partir desses resultados, o Gigabit Ethernet é agregado de 2 Gigabit e Ethernet 10/100 também é um agregado de 200 Megabit, ou seja, são múltiplos e podem ser somados.

Velocidade em rede Wireless

Agora vejamos como a tecnologia Wi-Fi se compara em capacidade.

Aqui estão alguns dados da Ubiquiti Networks, que proporciona em média mais velocidade do que os APs convencionais. No caso do AP 4 × 4 MU-MIMO atualmente encontrado no mercado com diferentes aplicações, podemos citar os seguinte números:

  • AP 4 × 4 – 80 MHz 802.11ac MU-MIMO (condições quase ideais):

wi-fi clientes

Nas velocidades wireless mostradas neste gráfico, foram proporcionadas poucas variações de ambiente – estes números serão muitas vezes 50% das velocidades nominais.

Os fabricantes de chipsets,  engenheiros de desenvolvimento, entre outros, estão orgulhosos destes números,  já que na realidade são duas vezes mais velocidade do que a maioria dos equipamentos fornecidos por fabricantes conhecidos.

Podemos ver outro exemplo gerado em laboratório com o equipamento:

  • 3 × 3 80 MHz 11ac AP (condições quase ideais):

Com 50 usuários, atingiu: ~ 100 Mbps

Como você pode ver, o equipamento 4 × 4 – MU-MIMO dobra seu desempenho, de ~ 100 Mbps para 200 Mbps (TCP), em relação ao equipamento 3 x 3.

03-How-Wireless-Measures-Up-img2

Neste caso, a rede wireless criada neste cenário, atingiu 25% do total de uma rede Gigabit Ethernet.

Como calcular uma rede wireless wi-fi ?

A ENTELCO TELECOM, oferece alguns cursos em nível avançado para dimensionamento de projetos e planejamento de cenários onde Wi-Fi atinge velocidades Gigabit proporcionais.

Curso OFICIAL Ubiquiti Enterprise Wireless Admin

Aguardarei você em uma de nossas turmas, onde eu e o especialista em Redes Wireless Edgar Yukio damos treinamentos em todo o território nacional.

Faça a sua inscrição e aprenda a dimensionar redes Wi-Fi corporativas.

Um grande abraço

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM