Você tem problema de Rede Lenta?

Postado em 19/jul/2016 em Redes

O que ocasiona uma Rede Lenta ?

Já sabemos e não é de hoje que os administradores de rede ouvem sempre a mesma reclamação: “Minha rede está lenta” , aliás eu diria que em se tratando de problemas relacionados a rede de computadores só existem 2 problemas:

• A rede não conecta
• Rede Lenta.

Rede Lenta

Rede Lenta

Os motivos desses sintomas é que podem ser inúmeros: tráfego de Internet, alta latência no switch ou roteador, servidores sobrecarregados, redes sem QoS, problemas no meio físico, falta de segmentação, regras em excesso no firewall, etc..

Porém, o que exatamente é uma rede lenta? Para um usuário comum é o tempo de resposta a uma solicitação, como a abertura de um site, a transferência de um arquivo, o envio de uma impressão na rede, o acesso ao VoiP.

Para o administrador de redes, esse conceito deve ser mais específico e técnico e poderia estar relacionado a duas coisas:

• Retransmissão de pacotes e
• Disponibilidade de link

 

Retransmissão ou perda de pacotes em uma Rede Lenta

Assim como já publicamos recentemente no post “Wireshark – Entenda como Funciona”, o software também é capaz de identificar retransmissões de pacotes em uma rede TCP/IP, com isso, o administrador pode localizar a origem e tomar decisões. Uma rede que perde seguidos pacotes é obrigada a retransmiti-los, ou seja, um host envia 1.000 pacotes e o destinatário só consegue receber 500, é necessário que o host retransmita os 500 que foram perdidos gerando lentidão na aplicação. Agora imagine essa retransmissão sendo gerada por vários hosts em várias aplicações, pronto o caos está estabelecido.

Na visão dos pacotes gerados na rede isso pode ser visto:

Rede Lenta - WireShark

Análise de Rede Lenta com WireShark

 

Disponibilidade de Link da Rede Lenta

Esse é um problema sutil para analisarmos pelo Wireshark. Isso porque é necessário identificar a origem e analisar a fundo os detalhes da conexão.

Rede Lenta - WireShark

Análise de Rede Lenta com WireShark

 

Sobre a taxa de transmissão de dados em uma rede, ela  é definida pelo tamanho da janela de recepção.

Quando há uma transferência de dados, clientes irão enviar constantemente pacotes de atualizações de sua janela TCP ( TCP Window ). Isso faz com que se ajuste a capacidade de receber dados no decorrer da conexão

Rede Lenta

Análise de Rede Lenta em Protocolo TCP

Agora, portanto,o administrador pode diferenciar os problemas e tomar ações mais acertadas.

Como aprender sobre como se detecta uma Rede Lenta, sem sair de casa ?

Um especialista em Redes, muitas vezes, acaba gastando muito tempo para descobrir falhas de transmissão, erro de protocolos, falta de conectividades, entre outros problemas eventuais de uma arquitetura TCP/IP, mas com a ferramenta, o profissional aprende a desvendar diversos “mistérios”, ou também como “problemas inexplicáveis”, que por muitos acaba ficando nesta simples frase, ” A rede lenta”, mas o problema é um pouco mais complexo.

Analisar e coletar dados de uma rede, depende de uma série de fatores assim como mostrei acima, principalmente conhecer os serviços, os protocolos, saber o exato funcionamento deles e em seguida, identificar onde está o problema e evidentemente, apontar qual a solução.

Agora você pode fazer o curso totalmente EaD (On-Line) de Análise de Redes com o WireShark e resolva os problemas de Rede Lenta sem sair de casa.

Inscreva-se Já.

Curso de WireShark – Clique neste link

Para fazer sua inscrição e iniciar o curso imediatamente, sem depender de turmas ou de disponibilidade de horários.

Aprenda a utilizar a ferramenta conforme sua disponibilidade.

Até mais,

Edgar Yukio
ENTELCO TELECOM