Túnel EoIP MikroTik

Postado em 16/mar/2016 em MikroTik

Tunel EoIP MikroTik

O Túnel EoIP MikroTik passa a oferecer um novo recurso de criptografia. Sendo um dos protocolos mais populares desenvolvido pela MikroTik, o EoIP (Ethernet over IP) que no português significa Eterneth sobre protocolo IP, transporta a camada 2 sobre a camada 3.

O Túnel EoIP MikroTik foi lançado em Setembro de 2000 com o RouterOS v2.1 beta, o protocolo foi criado para simplificar a interligação redes através do protocolo Ethernet e conecta locais remotos a uma única rede.

Isto ocorre devido a criação de um túnel em cima de uma conexão IP. Quando a função do roteador está habilitada, todos os pacotes Ethernet, serão transportados como se houvesse uma interface Ethernet física e um cabo conectado entre os dois roteadores.
Este protocolo cria várias possibilidades na rede. O Túnel EoIP MikroTik encapsula quadros Ethernet em protocolos GRE, tal como pacotes do protocolo PPP. Sendo assim, ele os envia para o lado remoto do túnel EoIP.
O protocolo ainda é muito utilizado por ser popular e de fácil implementação. O Túnel EoIP MikroTik é suportado em todos os dispositivos RouterBoard.

Criptografia no Túnel EoIP MikroTik

A partir de agora, será implementado o suporte a criptografia “keyphrase”. Basta adicionar uma “frase-chave” ou como normalmente chamamos de senha, para a configuração de cada interface EOIP e todo o tráfego através do túnel EoIP MikroTik será criptografado usando IPsec.

Mesmo com a adição de encriptação, o protocolo é classificado como robusto e simples de ser usado.

Túnel EoIP MikroTik

Túnel EoIP MikroTik

Onde aprender sobre Túnel EoIP MikroTik ?

Atualmente a ENTELCO Telecom, oferece Consultoria, Assessoria e Cursos especiais para o sistema operacional MikroTik.
Os cursos podem ser acessados pelo site http://www.entelco.com.br.

Curso MikroTik Network Associate

Curso MikroTik Admim Avançado

Eu sempre costumo de dizer que é necessário se obter conhecimento pelo caminho mais curto e a mais adequada, desde que oferecido por instituições de renome através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

Ressalto ainda, que resultado, dependerá do empenho criado ao conhecimento de arquiteturas de rede e de infraestrutura, que é onde a maioria dos profissionais acabam sentindo dificuldades.

Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line. arquivos, plantão de dúvidas e muito mais.

 Rogerio Barion
ENTELCO TELECOM