The Dude – “O Retorno”

Postado em 06/jan/2016 em MikroTik

O novo The Dude

A MikroTik acaba de anunciar o retorno aos trabalhos sobre o The Dude. The Dude é um software de monitoramento de rede. O software The Dude consiste em duas partes, o cliente e o servidor. O lado do cliente pode ser executado no Windows e deve se conectar ao servidor para “descobrir” os dispositivos da rede e para informar ou exibir o status de cada equipamento. Após a descoberta (Scan) de equipamentos, poderá ser feita uma organização de todos os dispositivos, além da topologia da rede em um diagrama ou mesmo em uma mapa.

O software permite gerar diversos relatórios e enviar notificações sobre cada serviço monitorado ou até mesmo velocidades de tráfego. O servidor é executado no próprio RouterOS e tem a responsabilidade de monitorar cada equipamento integrado em sua rede.

The Dude

Tela Gráfica do The Dude

A nova versão não contém novas funcionalidades, no entanto, é um pré-lançamento da continuidade ao desenvolvimento deste excelente sistema para monitorar uma rede. Alguns recursos foram removidos nesta fase, mas alguns deles
serão disponibilizados com outro formato e aparência.

Novos Recursos do The Dude

Esta etapa marca apenas o primeiro passo no desenvolvimento da ferramenta. Uma vez que os problemas conhecidos são solucionados, a MikroTik vai começar a trabalhar em muitas características novas e fundamentais para nosso dia a dia, tais como:

• O servidor do The Dude agora é um pacote NPK do RouterOS que pode ser atualizado em conjunto com sistema operacional. Apenas arquiteturas x86 e TILE são compatíveis.

• O cliente The Dude é executado no Windows e irá se conectar ao servidor com a base no RouterOS que tenha o The Dude instalado. Quando é detectado que
do lado do servidor está executando uma versão mais recente, o sistema vai oferecer para atualizar o cliente para uma nova versão correspondente.

Lançamento do The Dude

O The Dude será lançado juntamente com RouterOS versão 6.34. Existe um processo para a migração e ativação, que deve ser acompanhado por um profissional que tenha o devido conhecimento para não causar danos a rede.

Conhecimento sobre The Dude e routerOS

A ENTELCO Telecom, oferece Consultoria, Assessoria e Cursos especiais para o sistema operacional MikroTik. Os cursos podem ser acessados pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/ . Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas), discussões e cenários especiais, quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line. arquivos, plantão de dúvidas e muito mais.

Os cursos podem ser acessados pelos links:

Espero encontrá-los em breve em uma de nossas turmas.

Abraços
 
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM