Tecnologias 3GPP lideram banda larga móvel nas Américas

Postado em 30/mar/2011 em D-Link

Na América Latina e Caribe, conexões GSM/HSPA chegam a 94%, com 66 milhões de novas assinaturas.

A 4G Américas anunciou que as tecnologias UMTS e HSPA, integrantes da família 3GPP, lideram o setor de banda larga móvel nas Américas. Em 2010, foram 50 milhões de novas assinaturas, em um total de 116 millhões de conexões em dezembro. Com mais de 80 milhões de novas conexões no ano passado, a GSM/HSPA aumentou a sua liderança do mercado de tecnologia móvel.

A participação de conexões GSM/HSPA na América Latina e Caribe chegou a 94%, com 66 milhões de novas conexões. Dessas, a banda larga móvel UMTS/HSPA representou 22 milhões.

3GPP

“A penetração dos serviços sem fio na América Latina e no Caribe já atingiu 96% e os serviços de dados cresceram numa velocidade 14 vezes maior que os serviços básicos de voz”, diz Erasmo Rojas, diretor da 4G Americas para a América Latina e o Caribe.

Segundo Rojas, as operadoras regionais registraram resultados positivos. A América Móvil (Claro em Brasil) divulgou crescimento de 40% em receitas de dados sem fio, e a Telefonica (Vivo) 43% das receitas. “O desafio para as operadoras dessa região é atender à explosão de demanda por dados que surgiu com o lançamento de novos dispositivos e aplicativos”, diz.

Nos EUA e Canadá, foram 77 milhões de novas assinaturas de banda larga móvel UMTS/HSPA, e a tecnologia GSM/HSPA/LTE continua dominando o mercado com 14 milhões de assinaturas em 2010, participação de mercado de 45%.

“As operadoras GSM/HSPA nos EUA tiveram um ótimo ano, agregando mais de 10,6 milhões de assinaturas em 2010”, disse Mike Roberts, principal analista da Informa Telecoms & Media. “Na América do Norte e América Latina, a GSM-HSPA representou 76% das assinaturas móveis no final de 2010, comparado com 73% no fim de 2009.”

Até o fim de 2010, a família 3GPP na América Norte, Central e Sul registrou 77 redes de banda larga móvel HSPA em 29 países, 680 milhões de novas assinaturas, sendo 50 milhões das tecnologias UMTS/HSPA em 2010, total de 116 milhões.

“O setor sem fio está passando da época de voz e dados simples para a era da conectividade banda larga móvel total, a qualquer hora e em qualquer lugar, com smartphones e tablets”, diz Chris Pearson, presidente da 4G Americas. “As oportunidades criadas para o nosso setor pelas tecnologias sem fio HSPA, HSPA+ e LTE são imensas e o futuro é muito promissor.”

No mundo, as tecnologias GSM/HSPA atingiram 4,8 bilhões de assinaturas ou 90% de participação de mercado. A UMTS/HSPA conta com 638 milhões de assinaturas, representando 12% do mercado da família de tecnologias 3GPP em 389 redes comerciais e 151 países do mundo inteiro.
http://ipnews.com.br/telefoniaip/images/stories/Banco_de_Imagens/Produtos/celulares/cel.gsm.jpg

A HSPA deve ser a maior tecnologia de banda larga móvel por vários anos. A Informa prevê 1 bilhão de assinaturas HSPA no mundo até o fim de 2011, e 2 bilhões até 2013.