Tecnologia LTE pode gerar interferências ?

Postado em 23/ago/2013 em Tecnologias

Em um painel do Congresso da SET na manhã desta quarta, 21/08, teve em sua pauta a convivência tranquila entre o broadcast e a banda larga móvel.
As possíveis interferências do sinal de LTE 4G na TV digital aberta e vice-versa foram discutidas, e os leilões de 4G previstos para 2014.

Testes feitos pela agência do CCOMGEX (Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército) com sete receptores recebendo os sinais de DTV e LTE, não apresentou problemas aparentes segundo o conselheiro da Anatel Jarbas Valente. Os testes, porém, não são conclusivos, e outros serão realizados.

A Universidade Mackenzie, mostrou os resultados dos testes feitos pela instituição, que também serão continuados, conforme Julio Omi, pesquisador da instituição. Um dos relatos, aponta, que o sinal de LTE está justamente na faixa (700 MHz) recebida pelos aparelhos de TV atuais (pois são as faixas ocupadas hoje pela TV analógica e que seriam desocupadas na transição digital). Assim, mesmo após a transição, haveria um legado de receptores aptos a captar essa faixa, que então seria ocupada não por sinais de TV, mas pela banda larga móvel no Brasil.

A venda de 15 milhões de receptores ao ano até 2018 é levado em conta conforme a SET, mas na fase final do switch-off (desligamento do sinal analógico), haverá 153 milhões de TVs instaladas no País com esse legado conforme Aguinaldo Silva, da SET .

Em pauta, Eduardo Levy, diretor-executivo do SindiTelebrasil, presente nesta data, representando as operadoras móveis, disse que além de técnicos, os desafios são políticos e emergentes.

O CPqD foi contratado pelo sindicato para fazer testes de convivência entre os sistemas. Ele indaga que deve haver uma convivência harmônica e propõe que as entidades das teles e da radiodifusão realizem testes conjuntamente.

O objetivo é “acalmar” os ânimos das emissoras, dizendo que “não há intenção do setor de telecom em acelerar qualquer coisa (referindo-se à licitação das bandas) em detrimento da qualidade dos serviços”.

A tecnologia ainda apresenta uma grande incógnita  para muita gente, mas estes mistérios estão em fase de definições, pois o apoio do governo é importante neste momento.

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime