TCP/IP – do que é capaz?

Postado em 27/out/2015 em Redes

O que é TCP/IP ?

A arquitetura TCP/IP é formada por um conjunto de protocolos de comunicação entre dispositivos em rede. A origem vem de dois protocolos:

1- TCP (Transmission Control Protocol) ou Protocolo de Controle de Transmissão
2- IP (Internet Protocol) ou Protocolo de Internet, também copnhecido como protocolo de interconexão.

Este conjunto de protocolos pode ser avaliado como um modelo de camadas conhecido como Modelo OSI, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocolo da camada superior.

Normalmente as camadas mais altas estão logicamente mais próximas do usuário que é definida como camada de aplicação e tratam de dados mais abstratos, viabilizando os protocolos de camadas inferiores para as tarefas de menor viabilidade abstrata.

TCP/IP

Modelo OSI

A origem do TPC/IP

A arquitetura TCP/IP surgiu em 1969 e foi desenvolçvida pelo U.S. Departament of Defense Advanced Research Projects Agency, como um recurso para um projeto experimental chamado de ARPANET (Advanced Research Project Agency Network) para preencher a necessidade de comunicação entre um grande numero de sistemas de computadores e várias organizações militares dispersas.

Seu objetivo era disponibilizar links de comunicação com alta disponibilidade, utilizando redes de comutação de pacotes. O protocolo deveria ser capaz de identificar e encontrar a melhor rota possível entre dois sites (locais), além de ser capaz de procurar rotas alternativas para chegar ao destino, caso qualquer uma das rotas tivesse sido destruída.

O principal objetivo da elaboração de uma arquitetura TCP/IP foi  de encontrar um protocolo que pudesse tentar de diversas maneiras uma comunicação em caso de uma guerra nuclear.

A partir daí então, em 1972, o projeto ARPANET começou crescer em uma comunidade internacional e hoje se transformou no que conhecemos como Internet.

Portanto, em 1983 ficou definido que todos os computadores conectados ao sistema ARPANET passariam a utilizar o TCP/IP.  Sendo assim, no final dos anos 80 o Fundação Nacional de Ciências em Washington, D.C, começou construir o NSFNET, um backbone para um supercomputador que serviria para interconectar diferentes comunidades de pesquisa e também os computadores da ARPANET.

Mais adiante, em 1990, o NSFNET se tornou o backbone das redes para a Internet, padronizando definitivamente o TCP/IP.

Normatização do TCP/IP

No período de 1973 a 1974, o grupo CERF de redes de pesquisas de Stanford trabalhou os detalhes da ideia do protocolo TCP/IP, resultando em sua primeira especificação. A influência técnica significativa foi o trabalho da Xerox PARC, que produziu o PARC (Packet Universal protocolo suite), muito do que já existia na época

Enquanto o padrão DARPA fora contratado pela BBN Technologies, da Universidade de Stanford e da University College London (UCL) para desenvolver versões operacionais do protocolo sobre diferentes plataformas de hardware.

Neste momento, 4 versões foram desenvolvidas: TCP v1, v2 TCP, TCP v3 e v3 IP e TCP/IP v4. e hoje o TCP/IP v6.

Convido a todos a entenderem um pouco mais sobre uma análise mais aprofundada desta maravilhosa arquitetura e seus protocolos, através de uma das melhores ferramentas existentes no mundo, assim como já publicamos em nosso blog recentemente com o artigo Wireshark – Entenda como Funciona.

Para aqueles que pretendem se destacar no mercado de trabalho e profissional, segue aqui o meu convite para o treianemnto e-Learning, ou seja, sem sair de casa, no formato EaD On-Line de  Análise de Redes e tráfego, o curso ,e-Wireshark- Análise de Redes.

Em próximos artigos, farei a publicação de Tópicos desta arquitetura, falando sobre cada uma das camadas existentes.

Um grande abraço a todos.

 

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM