RoMON MikroTik – Como funciona ?

Postado em 10/dez/2015 em MikroTik

O que é RoMON ?

Atualmente, uma das maiores dificuldades é quando um usuário precisa se conectar a um MikroTik remoto, mas isto  fica mais difícil quando este equipamento está atrás de outros roteadores, portanto, neste post, vou falar do mais novo recurso do sistema operacional MikroTik, o RoMON, ou Router Management Overlay Network, que é uma nova ferramenta que foi adicionada ás versões 6.xx do RouterOS MikroTik.

Como funciona

O recurso permite fazer a descoberta de outros dispositivos mesmo que passe por outros roteadores de saltos múltiplos, ele é semelhante ao MikroTik Neighbor Discovery.

romon

Diagrama de roteadores para acesso com RoMON

 

Estrutura

O recurso opera independente de configuração de encaminhamento tanto em Camadas 2 ou 3, para que você possa fazer a descoberta de outros dispositivos que utilizem o RouterOS. Os equipamentos podem estar localizados dentro de redes que normalmente não podem ser acessados diretamente, exceto se tivessem algum tipo de redirecionamento ou túnel. Ao permitir o RoMON em todos os seus roteadores MikroTik, você poderá gerencia-los idependente de onde esteja localizado fisicamente.
Você não apenas irá fazer a descoberta (Discovery), mas também terá acesso via icmp, SSH, entre outros serviços que estejam disponíveis em seus roteadores, mas principalmente conectar-se via winbox, sem a necessidade de túneis, VPN, NAT ou regras de roteamento especiais.

Ativação

O RoMON utiliza um protocolo proprietário MikroTik e pode ser aplicado em interfaces sem fio (wireless) ou Ethernet. Dispositivos habilitados com RoMON, estabelecem comunicação em camada MAC de forma independente ás descobertas de outros recursos, fabricantes e de transmissão de dados. A comunicação dele baseia-se na identificação que é criada a partir do primeiro endereço MAC da placa conectada a ele, e este suposto MAC, (ID), também pode ser alterado. Por segurança, um “password” (senha). pode ser criado para aumentar a dificuldade de acesso aos equipamentos nesta camada. Para começar a fazer a descoberta de dispositivos RouterOS em redes remotas, você pode simplesmente habilitar o RoMON em todos os MikroTik RouterOS, isto é feito através do menu “Tools > RoMON” . Em seguida, use Winbox v3 para se conectar ao seu roteador como o RoMON ativado para começar a fazer a descoberta dos equipamentos.

Os passos para ativação do recurso e acesso, são muito simples, vejam as imagens:

 

1- Habilitar  o recuro

 

RoMON

RoMON

2- Interfaces que receberão o RoMON

RoMON

.

3- Conectar-se a um roteador usando o RoMON

RoMON

.

4- Equipamentos descobertos pelo RoMON

RoMON

.

5- Novas Sessões do MikroTik através do RoMON

RoMON

.

Mais informações podem ser vistas em nossos treinamentos, no qual todos estão convidados a fazê-los, basta acompanhar a agenda pelo site da ENTELCO, através do link

Curso MikroTik Network Associate 1

Curso MikroTik Network Associate 2

Espero encontra-los em breve em uma de nossas turmas

Um grande Abraço

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM