Radioenlace e Roteamento: combinação poderosa

Postado em 02/set/2015 em Ubiquiti Wireless

Qual a relação entre um Radioenlace e Roteamento

Para os provedores de Internet, conhecidos como ISP ou WISP (Wireless internet Service Provider), é comum a utilização de Rádios tal como Ubiquiti Networks da linha airMAX onde montamos os enlaces baseados em torres. A grande questão é de como iremos interligar estas torres, mas graças ao roteamento, é possível elaborar um plano de rotas alternativas para estas torres atingirem seu destino, gateway ou mesmo backbone.

Os recursos de roteamento estão cada vez mais presentes em torres de provedores, fazendo com que os Radioenlaces tenham mais de uma alternativa de caminho (rotas), aumentando assim, as alternativas devido aos problemas de rádios existentes.

A imagem abaixo representa um provedor com o lado Fisico (RF/Rádio) interligados.

Radioenlace e Roteamento

Topologia de Provedor WISP sem Roteamento (em Bridge)

Portanto, conjugar um radioenlace airMAX Ubiquiti com recursos de roteamento é mais comum do que imaginamos, sendo assim, para os usuários de equipamentos como Rocket, NanoBeam, NanoBridge, airFiber, Rocket AC, ou qualquer outro modelo de equipamento que faça um backhaul (enlace ponto a ponto).

Radioenlace e Roteamento

Topologia de Enlace redundante

 

A prática de se utilizar rádios ligados a roteadores deverá ser mais convencional, pois uma rede roteada poderá oferecer diversos benefícios, tal como, alternativa de caminho em caso de queda ou queima de rádios, redundância de acesso por bandas mais elevadas onde eu tenha uma disponibilidade maior ou menor devido a modulação por exemplo, nos casos de redução de velocidades em enlaces dinâmicos.

Radioenlace e Roteamento

Topologia WISP com Roteamento

É preciso levar em conta que a parte física, ou seja, sinais e enlaces, estejam corretamente configurados, pois, em caso de enlaces fisicos estarem com problemas, o roteamento poderá ficar ruim e degradar mais ainda a rede em alguns casos.

Dica de Radioenlace e Roteamento

Para isto, oferecemos uma linha de treinamento totalmente voltada a provedores, sendo aplicado a enlaces da linha airMAX junto dos equipamentos EdgeRouter da linha EdgeMAX.

Os cursos de airMAX seguidos dos cursos de EdgeRouter, onde você poderá aprender como se calcular um enlace, manter a estabilidade, velocidade e o melhor desempenho em seus enlaces.

Orientação de Aprendizado ao Radioenlace e Roteamento

Curso de Radioenlace Ubiquiti – UBWA,  Ubiquiti Broadband Wireless Admin

Curso de Roteamento Ubiquiti – UBRSS, Ubiquiti Broadband Routiong & Switching Specialist

Ambos os cursos são cursos oficiais e permitem a avaliação de certificação Oficial ao término do conteúdo.

Espero encontrá-los em breve em uma destas turmas para que possamos lhe transmitir todo o conhecimento necessário para que seus projetos, enlaces e planos de rotas sejam bem elaborados.

Um grande abraço

Rogério Barion