O crescimento da Banda Larga no Brasil

Postado em 03/nov/2014 em Anatel Entelco Tecnologias

Banda LargaA novidade é com expansão de 69% nos últimos 12 meses, pois, a banda larga móvel vem puxando o crescimento dos acessos de Internet em alta velocidade no País, que totalizaram 171,5 milhões ao final de agosto, crescimento anual de 50% com adição de 56,8 milhões de novos acessos, fixos e móveis – o equivalente a 1,8 nova conexão por segundo.

Nada menos do que 86,3%, ou 148 milhões de conexões ao fim de agosto, utilizavam redes 3G e 4G. Essas conexões móveis cresceram 69% nos últimos 12 meses e hoje o País já tem mais terminais móveis com conexão à Internet em banda larga do que sem. São 132,2 milhões de conexões de celulares, incluindo os smartphones, e 15,8 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à Internet e chips de conexão máquina-a-máquina (M2M). As conexões 4G somam 4,2 milhões de acessos.

Com relação a banda larga fixa, a Telebrasil contabiliza 23,5 milhões de conexões ao fim de agosto, com 2 milhões de novas conexões ativadas nos últimos doze meses (alta anual de 9,4%). A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros e conecta 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa Banda Larga nas Escolas.

 

Contudo…..

Banda Larga Brasil

Neste caso, a cobertura da banda larga móvel foi ativada em 310 novos municípios nos últimos doze meses. São 3.771 municípios, que concentram 92% da população, com redes 3G. O 4G, por sua vez, está presente em 119 cidades, com 39% da população, mas ainda falta muito.

Precisamos levar levar até as regiões mais remotas o que há e melhor em tecnologia, mas para isto, precisaremos de uma grande intervenção das operados, onde está o maior problema atualmente, o investimento. Com o incentivo fiscal aos provedores de acesso, este cenário tende a mudar, mas precisamos orientar aos nossos novos e promissores empresários deste meio.

Para que a maior parte das regiões que serão abordadas e atendidas com este novo mercado tecnológico promissor, a ENTELCO está oferecendo diversos cursos na área de TI & Telecom, basta acessar ao site na área cursos e escolher  o que se enquadre melhor com a sua necessidade www.entelco.com.br.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM

Fonte: Teletime e Ipea