Nano Beam ac, um rádio com alto desempenho e de baixo custo.

Postado em 23/jun/2015 em Ubiquiti

nanobeamA Ubiquiti Networks, acaba de inovar sua linha de produtos ao lançar o modelo NanoBeam ac, onde é possível atingir altas velocidades conjugado ao baixo valor de investimento. O mais importante no momento de escolher o modelo ideal de equipamento para o seu projeto é ter o conhecimento sobre a tecnologia e os protocolos que envolvem cada um deles. A UBNT utilizou neste modelo, uma modulação de 256 QAM, onde temos uma capacidade muito maior de trafegar dados por amostragem.

No vídeo abaixo, eu mostro algumas das características e vantagens de se utilizar equipamentos deste nível, mas é preciso uma cautela muito grande, além de boas práticas relacionadas ao método e forma de configuração com o conhecimento técnico.

 

É possível sim, atingir altas velocidades com estes equipamentos, mas é preciso bastante atenção e planejamento, pois nesta faixa de frequência, as empresas encontrarão um número bem elevado de canais concorrentes. Assim como utilizar equipamentos das marcas NEC, ERICSSON, ALCATEL, entre outros fabricantes, é preciso ter um bom planejamento, pois o mesmo nível de conhecimento adquirido para um, serve para o outro, diferenciando em funções, recursos e características de software na maioria da vezes.

Mesmo com a aparência simples e convidativa destes equipamentos da linha Ubiquiti, pela suposta facilidade de uso e montagem, é primordial o conhecimento mínimo para garantir a qualidade, estabilidade e boas taxas de transferências. Todos estes tópicos são abordados em nossos treinamento que são voltados a RF e dimensionamento de enlaces, e em específico para os equipamentos da linha airMAX. Para isto é oferecido o curso Presencial ou EaD On-Line da ENTELCO em linha do protocolo TDMA, assim como o dimensionamento dos enlaces.

As inscrições podem ser feitas pelo link, Cursos ENTELCO

 

Por

Rogério Barion

ENTELCO TELECOM