MultiLink MikroTik – Soma de Links

Postado em 08/jun/2017 em MikroTik

MultiLink MikroTik – Soma de Links

Você sabe como funciona um circuito Multilink MikroTik?

É uma tecnologia que permite agregar múltiplas interfaces, seja Ethernet, Wireless, Fibra Óptica ou mesmo interfaces Virtuais em um mesmo link.

O processo aumenta o volume de tráfego no circuito.

A tecnologia também permite fazer do MultiLink, um recurso de backup de links ou contingência de acesso.

O routerOS MikroTik  oferece um recurso com o nome de “Bonding”, é isto mesmo, unindo “as partes” (no caso, as interfaces), onde é feito o LACP – Link Aggregation Control Protocol (padrão IEEE 802.3ad).

O recurso pode tanto somar as velocidades quanto ser um acesso de Backup.

Bonding MultiLink MikroTik

MultiLink MikroTik

O LACP e o MultiLink MikroTik

O recurso de  LACP é feito de forma que uma interface possa se tornar backup da outra ou até uma outra forma de transporte também, transmitindo dados em paralelo.

Para que isto ocorra, é necessário monitorar as interfaces e os dados, e o routerOS utiliza tanto a tabela ARP quanto o MII.

Estes são serviços de identificação de tráfego e condições adversas, para que o algorítimo funcione corretamente.

Bonding MultiLink MikroTik

Bonding MultiLink MikroTik

Dessa forma, se as duas interfaces estiverem operando simultaneamente, elas precisam conhecer os seus tempos de transporte para que a segunda assuma automaticamente, sendo o backup da primeira.

Portanto, nessa condição, as duas irão operar e transportar dados em conjunto, dobrando a capacidade do enlace.

Mas, caso uma seja interrompida, a outra continuará trafegando normalmente até que possa ser efetuada a manutenção no link prejudicado.

Especialização em MultiLink MikroTik

Este recurso bem explorado, torna a sua rede mais estável e segura, no quesito de percursos e opções de caminhos, mas deve ser bem projetado para que o tráfego não fique comprometido.

Para os interessados em aprender sobre este recurso, a ENTELCO Telecom, oferece o Curso para o sistema operacional MikroTik.

O módulo pode ser acessado pelo link:

Curso MikroTik Admin Avançado em formato Telepresencial (EaD) ao vivo

Eu normalmente costumo dizer que é necessário buscar o conhecimento pelo caminho mais adequado e correto. Isto só é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo.

Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line.

No formato EaD, o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais.

Grande Abraço a todos,

Rogério Barion
ENTELCO TELECOM