MikroTik RB260GS, pequeno Switch com grandes funcionalidades.

Postado em 03/out/2013 em MikroTik

O modelo RB260GS da MikroTik é um pequeno switch SOHO com grandes funcionalidades. Por ser um Switch Giga ethernet, seu custo de US$ 39, aproximadamente R$100,00, já se paga ao pequeno investimento com os recursos disponíveis. Além das 5 interfaces Giga Ethernet, o equipamento também possui uma porta para módulo SFP, que aumenta mais ainda seu valor técnico. O chip deste equipamento é do fabricante Atheros que já dispensa comentários. Ele possui cinco interfaces (portas) Giga Ethernet, além do módulo adicional de 1.25 Gbps.

Diferentemente de outros equipamentos do fabricante, este modelo possui o SWOS que é um sistema operacional voltado a composições de gerenciamento para Switch.

Ao contrário do routerOS, o SWOS é facilmente acessado por uma interface Web (Navegador). O baixo custo deste modelo, permite você interligar dois pontos via Fibra Óptica com até 20 Km de distância, desde que conectados através de um módulo SFP S-31DLC20D em cada equipamento

 

 

 

O equipamento possui funcionalidades básicas de um switch gerenciável, além de:

  • Gerenciamento e encaminhamento porta-a-porta;
  • Filtro de MAC-Address;
  • VLANs; 
  • Port Mirror ou espelhamento de porta;
  • Limitação ou Controle de largura de banda por interface;
  • Controle e gerência de tráfego IP por MAC-Address;
  • Watchdog;

 

Características:

– Pequeno e compacto
– Carcaça Plástica
– Cinco portas Gigabit
– Controle por Interface Web

O modelo, justifica o baixo valor de investimento para diversas aplicações, no entanto, é preciso invevestir em conhecimento, tanto da arquitetura de redes TCP/IP, quanto do próprio sistema SWOS e routerOS.

A ENTELCO Telecom, oferece Consultoria, Assessoria e Cursos para o sistema operacional MikroTik. Os cursos podem ser acessados pelo link http://www.entelco.com.br/cursos/ . Um dos nossos instrutores certificados, o engenheiro Rogério Barion, classifica a necessidade do conhecimento pelo caminho mais curto e correto, que é oferecido por instituições através de profissionais qualificados, onde o aluno poderá extrair um conhecimento mais amplo Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line. arquivos, plantão de dúvidas e muito mais.

 

Por

Redação

ENTELCO TELECOM