mANT30 – A antena com menos interferência.

Postado em 18/nov/2015 em MikroTik

O que é mANT30 ?

É uma inovadora antena da MikroTik, cujo modelo é descrito pela sigla mANT30. Esta antena  opera na faixa de 5 GHz com 30dBi de ganho em sua parábola. Projetada para acomodar perfeitamente os produtos da série Basebox e NetMetal (série RB900), mas também pode ser usada em qualquer dispositivo com conexão SMA, bastando acoplar o cabo flexível (pigtail) que é incluído no Kit.

Inovação da mANT30

O modelo tem um grande diferencial, que é a sua polarização com deslocamento de 45 graus, ou seja, a polarização é defasada em 45 graus em relação ás polarizações convencionais, demandando uma capacidade de se deslocar de interferências convencionais, veja o diagrama a seguir:

mANT30

Diagrama de polarização mANT30

Para que um enlace funcione satisfatoriamente, é necessário utilizar o mesmo modelo nos dois lados, aplicando assim sua efetiva característica e todos os seus benefícios.

A facilidade de deslocamento dos 45 graus neste modelo de antena, favorece muito o ambiente promiscuo, melhorando o desempenho de transmissão em radiofrequência.

mANT30 5

Diagrama de posicionamento mANT30

Características Técnicas

Ganho (dBi): 30 dbi
Frequência: de 4.7 a 5.875 GHz
Polarização: Vertical e Horizontal (defasada a 45 graus)
Ângulo/Feixe: 3 graus
VSWR: ≤ 1.4 (média)
Impedância: 50 ohms
Elevação: 15 graus
Diâmetro: 70cm x 45cm (profundidade)
Peso: 5.7kg
Refletor: Aluminio
Conectores: 2x RP-SMA Fêmea
Preço aproximado R$ 800,00 (FOB)

mANT30

Antena MikroTik mANT30

Dica Importante!

Quanto menor o feixe da antena, melhor para o enlace será, pois evita-se diversos problemas com este feito, como por exemplo, a reflexão.
Para os interessados em aprender sobre o sistema routerOS e sobre Antenas, a ENTELCO Telecom, oferece Cursos para o sistema operacional MikroTik e planejamento de Radio-enlaces Profissionais.

Os cursos podem ser acessados pelos links:

  1.  Curso Básico  –  MikroTik Network Associate 1;
  2. Curso Básico – MikroTik Network Associate 2;
  3. Curso Avançado – MikroTik Wireless Engineer;

Os cursos podem ser feitos tanto no formato presencial (com laboratórios e práticas) quanto no Telepresencial on-line, neste formato o aluno terá as gravações de todo o treinamento para assistir durante vários dias, além de ferramentas on-line, arquivos, plantão de dúvidas, tutores acadêmicos e muito mais.

Um grande Abraço
Rogério Barion
ENTELCO TELECOM